Data
02/10/2013 a 14/10/2013
Horários
segundas, 19h às 22h 02, 07 e 14 de outubro de 2013 (03 encontros)
Ingresso
R$ 80
Inscrições encerradas
Curso de três aulas ministrado pelo professor e crítico de cinema Marcelo Lyra, que pretende traçar um panorama do expressionismo alemão, esse movimento cinematográfico que influencia todo o cinema. Ele surge no pós Primeira Guerra Mundial e tem sua origem visual na pintura de artistas como Erich Heckel e no visual do teatro de Max Reinhardt, ganhando corpo no clássico “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), de Robert Wiene, em “Nosferatu” (1922), de Friedrich Murnau, e também em “O Homem que Ri” (1928), de Paul Leni, atingindo seu auge em “M, o Vampiro de Dusseldorf” (1931) de Fritz Lang.
Os cenários distorcidos e uma certa angústia visual causada pelo uso das sombras e do claro-escuro se tornam a mais perfeita tradução do estágio em que vivia a sociedade alemã depois da derrota na guerra, sendo adotado particularmente pela bem sucedida produtora UFA. O gênero desembarca com força em Hollywood com a ascensão do Nazismo e consequente fuga da Alemanha de cineastas de peso como Fritz Lang. Assim, acaba influenciando visualmente o gênero policial americano dos anos 40-50 (conhecido como Film Noir), e também pode ser observado na obra de mestres como Alfred Hitchcock e Orson Welles. O clima e o visual expressionista tem desdobramentos em todo o cinema moderno e certamente continuará influenciando novas gerações de cineastas.