Fazendo seu curta-metragem: direção, produção, fotografia, roteiro e montagem
Curso presencial | 26 de março a 29 de maio, segundas, quartas e quintas, das 19h às 21h
26.03
29.05
19h
Data
O curso tem a carga horária de 62 horas, com aulas realizadas de 26 de março a 29 de maio, segundas, quartas e quintas.
Módulo I | 26, 27 e 31 de março e 02, 03, 07, 09, 10, 14 e 16 de abril
Módulo II | 17, 23, 24, 28 e 30 de abril e 05, 07, 08 e 12 de maio
Módulo III | 14, 15, 19, 21, 22, 26, 28 e 29 de maio
Horário
Das 19h às 21h (exceto para as aulas de fotografia com Marcelo Andrade, que se estendem até as 22h)
Valor
R$ 1.100 (valor da inscrição pode ser parcelado)
Política de descontos
10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
Gratuidade na compra do 11º curso
50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)
50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Local
As aulas acontecem presencialmente no MIS
Pré-requisito: ter acesso ao programa Adobe Premiere CC para as aulas de montagem
Vagas: 25 alunos
A diretora Luiza de Andrade, a roteirista Luísa Guanabara, o fotógrafo Marcelo Andrade, a produtora Nany Oliveira e o montador Inti Grespan se juntam para ministrar este curso com aulas teóricas e práticas, a fim de orientar o processo criativo dos alunos. Durante o curso, os alunos se dividirão em grupos, onde cada um deles realizará o seu próprio curta, sendo responsável por roteirizar, gravar e finalizar seu projeto.
No primeiro módulo, os alunos terão uma introdução teórica sobre o universo do curta-metragem, para que possam iniciar o roteiro de sua própria produção. Em seguida, as aulas focarão na parte prática de como realizar o filme, apresentando conceitos específicos de direção, fotografia, produção e edição no Adobe Premiere CC.
Em aulas específicas, os professores vão orientar os grupos em seus processos criativos, tirando dúvidas e pensando no melhor caminho para cada filme. Ao fim, os alunos exibem os curtas-metragens que produziram em uma sessão especial no MIS, com a presença dos professores, com um feedback detalhado do resultado.
Módulo I | Escrita e desenvolvimento de um curta-metragem
No primeiro módulo do curso, os alunos terão uma introdução teórica sobre como realizar um curta-metragem, com fundamentos de roteiro, produção e direção.
Aula 01 | A diretora Luiza de Andrade aborda as responsabilidades de um diretor e as etapas da direção de um filme.
Aula 02 | A produtora Nany Oliveira mostra as principais autorizações e contratos para assegurar confidencialidade, reservas de locação, direitos de imagem, entre outros, a partir do gênero escolhido para o filme.
Aula 03 | A roteirista Luísa Guanabara explica sobre como ter e desenvolver uma ideia, detalhando o processo criativo na escrita de um curta-metragem.
Aula 04 | Luísa Guanabara aborda a construção de personagens e estrutura narrativa, explicitando a diferença entre o curta-metragem e outros formatos.
Aula 05 | Luísa Guanabara ensina a escrever um roteiro utilizando um software, com dicas de formatação de diálogos, cabeçalhos, rubricas e transições.
Aula 06 | Luísa Guanabara ensina como escrever uma cena: intenção, contexto, ação e diálogo.
Aula 07 | Alunos apresentam suas ideias de roteiro.
Aula 08 | Aula de decupagem de roteiro pelo ponto de vista de produção com Nany Oliveira. Entre custos, equipamentos e possíveis locações, como montar uma planilha base de orçamento?
Aula 09 | Luiza de Andrade analisa a direção de fotografia do ponto de vista da direção.
Aula 10 | Luiza de Andrade analisa a direção de arte do ponto de vista da direção e discutir as possibilidades de direção de ator.
Módulo II | Conceitos práticos sobre como realizar um curta-metragem
No segundo módulo, os alunos vão se aprofundar em técnicas de direção, fotografia, produção e montagem para que possam iniciar as gravações dos próprios curtas.
Aula 01 | Como fotografar? Marcelo Andrade ensina teoria sobre o olhar fotográfico.
Aula 02 | Análise de roteiro dos alunos com Luísa Guanabara.
Aula 03 | O equipamento e a gravação são os tópicos da aula de Marcelo Andrade.
Aula 04 | Marcelo Andrade ensina mapa de luz e fotometria – iluminação no set de gravação.
Aula 05 | Análise de roteiro com Luísa Guanabara.
Aula 06 | Marcelo Andrade ensina montagem de luz ao vivo.
Aula 07 | O montador Inti Grespan discute conceito de montagem com base nos teóricos Eisenstein e Walter Murch e apresenta o programa de edição Adobe Premiere.
Aula 08 | Continuação da aula anterior com Inti Grespan.
Aula 09 | Aula de organização de um set de filmagem, formação de equipe e entrega de relatórios de reuniões de equipe para cada setor envolvido no filme.
Módulo III | Execução e finalização de um curta-metragem
No terceiro módulo, os alunos terão aula prática de fotografia, aprenderão sobre a edição sob o ponto de vista da direção e a mexer no software de edição Adobe Premiere CC.
Aula 01 | Os alunos apresentam a decupagem de câmera de seus roteiros para a professora Luiza de Andrade.
Aula 02 | Os alunos apresentam a decupagem de câmera de seus roteiros para a professora Luiza de Andrade.
Aula 03 | Aula sobre a contribuição da produção para a criação do documento de Ordem do Dia. O que é caixa de produção, organização de alimentação e mapa de transporte. Quais são as impressões necessárias em um set. Sinalização de boas práticas dentro de um set.
Aula 04 | Contratos, checagem de equipamentos e locações para entregas pós-filmagem, revisão de planilhas de orçamento e fechamento, regras de filmagem (tabelas de sindicato), possibilidades de captação de verba e distribuição de mídia.
Aula 05 | Luiza de Andrade fala sobre a pós-produção do filme. Como selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme para alcançar o resultado desejado.
Aula 06 | Inti Grespan ensina como utilizar de forma avançada o Adobe Premiere, para que o aluno possa editar seu próprio filme.
Aula 07 | Inti Grespan dá continuidade ao tópico anterior.
Aula 08 | Inti Grespan dá continuidade ao tópico anterior.
Aula 09 | Os alunos são convidados a apresentar o curta-metragem que produziram. Os professores avaliam as obras a partir dos conceitos apresentados durante o curso.
Aula 10 | Os alunos são convidados a apresentar o curta-metragem que produziram. Os professores avaliam as obras a partir dos conceitos apresentados durante o curso.
Sobre a professora Luísa Guanabara
Luísa Guanabara é roteirista e professora de roteiro. É graduada em Rádio e TV, pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP e mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Atuou como story producer no programa Que Marravilha! Delivery, da GNT, (Mixer Films) e como roteirista no reality show Juju Boot Camp, do canal E!/Universal. Como professora, ensinou na Academia Internacional de Cinema (AIC) de 2020 a 2021 e dá aulas de roteiro no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo desde 2020. No MIS, apresentou o programa Roteiros & Roteiristas, entrevistando grandes nomes do cinema nacional. Criou a série documental “Verdades Escondidas”, vencedora do Prêmio Cabíria 2020, e colaborou no longa-metragem “Papai é Pop”, da Prodigo Films, com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira. É story producer do docureality Operação Fronteira (Discovery) e roteirista da versão brasileira do programa Quilos Mortais, uma produção Endemol Shine Brasil para a Warner Bros. Discovery, com estreia prevista para 2023.
Sobre o professor Marcelo Andrade
Marcelo Andrade é publicitário especializado em fotografia. Já fotografou para diversas editoras e agências de publicidade e fotografa em seu estúdio atores, modelos, famílias, crianças, personalidades. Foi professor na Escola de Fotografia Riguardare, no Senac e em cursos e workshops oferecidos no Estúdio H2O, onde é o fotógrafo chefe e proprietário.
Sobre a professora Luiza de Andrade
Luiza de Andrade é diretora formada em Cinema pela FAAP, onde dirigiu seu primeiro curta-metragem “Tudo por Real”, que foi selecionado em diversos festivais, entre ele o 5º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (Rio Grande do Sul), 7º Curta Cabo Frio (Rio de Janeiro), Arraial Cine Fest (Bahia) e Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro (Faro, Portugal). Em 2007, foi para a Califórnia para se aperfeiçoar em técnicas de edição e montagem no Santa Barbara City College. Depois de formada, estudou diferentes técnicas de direção de atores, como os cursos sobre o método Meisner de atuação. Após adquirir experiência em montagem e direção de atores, em 2014 tornou-se diretora, já tendo realizado filmes publicitários para marcas como SKY, Avon, Schin, Danone, Nerf, 99 taxis, entre outras. Realizou outros projetos de cinema, incluindo seu segundo curta-metragem, “À margem de nós mesmos” (2016), que participou de dezenas de festivais nacionais e internacionais, merecendo destaque para os prêmios de Melhor Direção no New Renaissance Film Festival (Amsterdã, Holanda), Melhor Atriz no Brazil International Film Festival (Rio de Janeiro), além de Melhor Filme LGBT e Melhor Edição no Lake View International Film Festival (Mohali, Índia). Em 2020, finalizou o curso para formação de roteiristas da Roteiraria (SP).
Sobre a professora Nany Oliveira
Nany Oliveira iniciou na publicidade em 2012, como assistente de figurino para Betinha Magalhães, enquanto cursava graduação em Artes Visuais. Durante esse período, trabalhou em campanhas para clientes como Claro, Natura, Minha Casa Minha Vida, entre outros. Em 2018, começou a atuar na produção de set com Daniel Caldeira, participando de diferentes formatos de filmes, incluindo publicidades para Natura, séries para o Canal Brasil e Globoplay, além de trabalhar como assistente executiva no longa-metragem “Ângela” (2022). Ainda em 2018, ingressou na Untitled como produtora, até migrar para o mundo da direção. Em 2024, fundou a produtora Plena, ao lado de Karin Nantes, onde atua como produtora executiva e diretora de cena para clientes como Ambev, Stone e Uber.
Sobre o professor Inti Grespan
Inti Grespan é formado em Audiovisual pela ECA-USP. Trabalha no mercado como montador desde 2004 e já editou uma enorme gama de vídeos, séries, filmes publicitários e longas-metragens, entre eles “Odeio o dia dos namorados”, “Copa de elite” e “Historietas assombradas, o filme”.
Condições dos cursos MIS
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021
→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br