MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Fazendo seu curta-metragem: direção, fotografia, roteiro e montagem 

Curso presencial | 10 de abril a 10 de junho, segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h

Data

O curso tem a carga horária de 52h, com aulas realizadas de 10 de abril a 10 de junho, segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h.

Módulo I – 10, 12, 15, 17, 19, 22, 24 e 26 de abril
Módulo II – 29 de abril, 06, 08, 10, 13, 15, 17 e 20 de maio das 19h às 21h
Módulo III – 22, 24, 27, 29 de maio, 03, 05, 07 e 10 de junho, das 19h às 21h 

Horário

Das 19h às 21h, exceto para as aulas de fotografia que acontecem nos dias 29.04, 08, 10 e 15.05, que se estendem até às 22h

Valor

R$ 1.300

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

Presencialmente na sala de cursos MIS. Em caso de imprevistos, podemos oferecer alguma aula teórica no formato online. 

Pré-requisito: ter acesso ao programa Adobe Premiere CC 

Vagas: 30 alunos

A diretora Luiza de Andrade, a roteirista Luísa Guanabara, o fotógrafo Marcelo Andrade e o montador Inti Grespan são os professores deste curso. Desde 2021, os quatro profissionais se juntam para ministrar uma vez por ano aulas teóricas e práticas, a fim de orientar o processo criativo dos alunos inscritos. Como resultado, diversos curtas foram exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais. Durante o curso, os alunos se dividirão em grupos, onde cada um deles realizará o seu próprio curta, sendo responsável por roteirizar, gravar e finalizar seu projeto.   

No primeiro módulo, os alunos terão uma introdução teórica sobre o universo do curta-metragem, para que possam iniciar o roteiro do próprio curta-metragem. Em seguida, no segundo módulo, as aulas serão focadas na parte prática de como realizar o filme, apresentando conceitos específicos de direção, fotografia e edição.   

No terceiro módulo, os alunos terão uma aula prática de fotografia, aprenderão sobre a edição sob o ponto de vista da direção e aprenderão a utilizar o software de edição Adobe Premiere cc. Em aulas específicas, os professores vão orientar os grupos em seus processos criativos, tirando dúvidas e pensando no melhor caminho para cada filme.   

Ao fim, os alunos exibem os curtas-metragens que produziram em uma sessão especial no MIS, com a presença dos quatro professores comentando as obras apresentadas. 

Módulo I – Escrita e desenvolvimento de um curta-metragem  

No primeiro módulo, os alunos terão uma introdução teórica sobre como realizar um curta-metragem, com fundamentos de roteiro e direção. Neste módulo, os alunos iniciarão o processo de escrita do próprio curta-metragem.  

Aula 1 | Luísa Guanabara, professora de Roteiro, vai falar sobre como ter e desenvolver uma ideia, detalhando o processo criativo na escrita de um curta-metragem.  

Aula 2 | A professora de Direção, Luiza de Andrade, vai abordar as responsabilidades de um diretor e as etapas da direção de um filme.  

Aula 3 | Luísa Guanabara fala sobre construção de personagens e estrutura narrativa, explicitando a diferença entre o curta-metragem e outros formatos.  

Aula 4 | A professora Luísa Guanabara irá ensinar a escrever um roteiro, utilizando um software específico, com dicas de formatação de diálogos, cabeçalhos, rubricas e transições.  

Aula 5 | Luísa Guanabara ensina como escrever uma cena: intenção, contexto, ação e diálogo.  

Aula 6 | Alunos apresentam suas ideias de roteiro para os 4 professores. 

Aula 7 | Luiza de Andrade vai analisar a Direção de Fotografia do ponto de vista da direção.  

Aula 8 | Luiza de Andrade vai analisar a Direção de Arte do ponto de vista da direção e discutir as possibilidades de Direção de Ator.  

Módulo II – Conceitos práticos sobre como realizar um curta-metragem  

No segundo módulo, os alunos irão se aprofundar em técnicas de direção, fotografia e montagem para que possam iniciar as gravações dos próprios curtas.  

Aula 1 | Como fotografar? Marcelo Andrade ensina teoria sobre o olhar fotográfico.  

Aula 2 | Análise de roteiro dos alunos com a professora Luísa Guanabara.  

Aula 3 | O equipamento e a gravação serão os tópicos da aula de Marcelo Andrade. 

Aula 4 | Marcelo Andrade (fotografia) ensina mapa de luz e fotometria – iluminação no set de gravação. 

Aula 5 | Análise de roteiro dos alunos com a professora Luísa Guanabara.  

Aula 6 | Marcelo Andrade (fotografia) ensina montagem de luz ao vivo. 

Aula 7 | O professor Inti Grespan ensinará sobre conceito de montagem baseado nos teóricos Eisenstein e Walter Murch, e apresentará o programa de edição Adobe Premiere.    

Aula 8 | Os alunos irão apresentar o Conceito de Direção para Luiza de Andrade.   

Módulo III – Execução e finalização de um curta-metragem  

No terceiro módulo, os alunos terão uma aula prática de fotografia, aprenderão sobre a edição sob o ponto de vista da direção e aprenderão a mexer no software de edição Adobe Premiere cc. Ao fim, os professores vão comentar as obras dos alunos realizadas durante o curso.  

Aula 1 | Inti Grespan continuidade do tópico anterior.  

Requisitos: Possuir o programa Adobe Premiere cc. 

Aula 2 | Os alunos irão apresentar a decupagem de câmera de seus roteiros para a professora Luiza de Andrade   

Aula 3 | Luiza de Andrade falará sobre a pós-produção do filme. Como selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme para alcançar o resultado desejado.  

Aula 4 | Inti Grespan ensinará como utilizar de forma avançada o Adobe Premiere, para que o aluno possa editar seu próprio filme.  

Requisitos: Possuir o programa Adobe Premiere cc.  

Aula 5 | Inti Grespan continuidade do tópico anterior.  

Requisitos: Possuir o programa Adobe Premiere cc.  

Aula 6 | Inti Grespan continuidade do tópico anterior.  

Requisitos: Possuir o programa Adobe Premiere cc.  

Aula 7 | Os alunos são convidados a apresentar o curta-metragem que produziram durante o curso. Os professores de direção, roteiro, fotografia e montagem participam da exibição e comentam as obras.  

Aula 8 | Os alunos são convidados a apresentar o curta-metragem que produziram durante o curso. Os professores de direção, roteiro, fotografia e montagem participam da exibição e comentam as obras. 

Sobre a professora Luísa Guanabara

Luísa Guanabara é roteirista e professora de roteiro. É graduada em Rádio e TV, pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP e mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Atuou como story producer no programa Que Marravilha! Delivery, da GNT, (Mixer Films) e como roteirista no reality show Juju Boot Camp, do canal E!/Universal. Como professora, ensinou na Academia Internacional de Cinema (AIC) de 2020 a 2021 e dá aulas de roteiro no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo desde 2020. No MIS, apresentou o programa Roteiros & Roteiristas, entrevistando grandes nomes do cinema nacional. Criou a série documental “Verdades Escondidas”, vencedora do Prêmio Cabíria 2020, e colaborou no longa-metragem “Papai é Pop”, da Prodigo Films, com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira. É story producer do docureality Operação Fronteira (Discovery) e roteirista da versão brasileira do programa Quilos Mortais, uma produção Endemol Shine Brasil para a Warner Bros. Discovery, com estreia prevista para 2023. 

Sobre o professor Marcelo Andrade

Marcelo Andrade é publicitário especializado em fotografia. Já fotografou para diversas editoras e agências de publicidade e fotografa em seu estúdio atores, modelos, famílias, crianças, personalidades. Foi professor na Escola de Fotografia Riguardare, no Senac e em cursos e workshops oferecidos no Estúdio H2O, onde é o fotógrafo chefe e proprietário.  

Sobre a professora Luiza de Andrade

Luiza de Andrade é diretora formada em Cinema pela FAAP, onde dirigiu seu primeiro curta-metragem “Tudo por Real”, que foi selecionado em diversos festivais, entre ele o 5º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (Rio Grande do Sul), 7º Curta Cabo Frio (Rio de Janeiro), Arraial Cine Fest (Bahia) e Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro (Faro, Portugal). Em 2007, foi para a Califórnia para se aperfeiçoar em técnicas de edição e montagem no Santa Barbara City College. Depois de formada, estudou diferentes técnicas de direção de atores, como os cursos sobre o método Meisner de atuação. Após adquirir experiência em montagem e direção de atores, em 2014 tornou-se diretora, já tendo realizado filmes publicitários para marcas como SKY, Avon, Schin, Danone, Nerf, 99 taxis, entre outras. Realizou outros projetos de cinema, incluindo seu segundo curta-metragem, “À margem de nós mesmos” (2016), que participou de dezenas de festivais nacionais e internacionais, merecendo destaque para os prêmios de Melhor Direção no New Renaissance Film Festival (Amsterdã, Holanda), Melhor Atriz no Brazil International Film Festival (Rio de Janeiro), além de Melhor Filme LGBT e Melhor Edição no Lake View International Film Festival (Mohali, Índia). Em 2020, finalizou o curso para formação de roteiristas da Roteiraria (SP).  

Sobre o professor Inti Grespan

Inti Grespan é formado em Audiovisual pela ECA-USP. Trabalha no mercado como montador desde 2004 e já editou uma enorme gama de vídeos, séries, filmes publicitários e longas-metragens, entre eles “Odeio o dia dos namorados”, “Copa de elite” e “Historietas assombradas, o filme”. 

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP