Maio Fotografia 2026
Abertura gratuita
01.05
SEX
10H
Data
01.05 (Feriado Dia do Trabalhador)
Horário
A partir das 10h
Ingresso
Gratuito
Local
Diversas áreas do Museu
Classificação
Livre
Maio Fotografia no MIS é um projeto anual de exposições fotográficas que ocupa globalmente todas as galerias do Museu da Imagem e do Som. Ao longo dos anos, diversos fotógrafos e fotógrafas de diferentes origens e gerações ocuparam o espaço do Museu, dando protagonismo a um dos suportes mais presentes na coleção do próprio MIS: a fotografia. Em 2026, o público confere as mostras: “Marilyn: a última entrevista“; “Ayrton Senna pelo olhar de Joe Honda“; “Retratos do futebol brasileiro – Acervo MIS“; “Bob Wolfenson, São Paulo Anos 80”; e “Rumo ao Pernambuco profundo“, selecionado pelo edital Nova Fotografia.
Para marcar a abertura da exposição, no dia 1º de maio, sexta-feira (feriado de Dia do Trabalhador), o público conta com entrada gratuita e uma programação especial. Além disso, durante todo o fim de semana prolongado, acontece uma edição especial da Feira das Ideias, com o tema “fotografias”. Com uma seleção apurada da equipe Ideias Diferentes, a feira convida, a cada edição, mais de 45 expositores de diversos segmentos, como arte, decoração, gastronomia, moda e jardinagem. Completando a programação, há diversas atividades gratuitas ao longo dos dois dias de feira, que estimulam a criatividade e a imaginação – para todas as idades.
Visitação e ingressos
O projeto Maio Fotografia no MIS ocupa o térreo e o segundo andar da instituição. Após a abertura gratuita no feriado de 1º de maio, os ingressos passam a custar R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Programação completa | 01º de maio | Maio Fotografia no MIS 2026
11h | Visita guiada “Acervo nas galerias: futebol na coleção MIS”, com Cecília Salamon
A partir de um olhar apurado para as centenas de milhares de imagens que compõem a coleção do MIS, Cecília Salamon explica em detalhes um processo complexo. Desde o momento da chegada das imagens à coleção até uma exposição ser desenvolvida, partindo de um tema específico, a participação de colaboradores e pesquisadores é fundamental para a difusão de qualquer acervo. A seleção de itens, a proposta de construção de diálogos entre eles e a costura entre suportes diferentes perpassam a visita.
Cecília Salamon é historiadora, curadora e integra a equipe do CEMIS (Centro de Memória e Informação do MIS). Cuidou da pesquisa e curadoria da exposição “Acervo MIS: retratos do futebol brasileiro”.
12h | Bate-papo “Cliques no Pernambuco profundo”, com Roberto Santos Filho
A arte da fotografia está numa combinação nem sempre óbvia de olhar atento e técnica definida. Roberto Santos Filho faz um passeio pelas imagens integrantes da exposição “Rumo ao Pernambuco profundo”, explorando, junto ao público, os detalhes que compõem cada quadro e rememorando sua experiência artística.
Roberto Santos Filho é fotógrafo e foi um dos selecionados de 2026 do programa Nova Fotografia.
14h | Visita guiada “O desafio de uma Marilyn inédita”, com Chris Flannery
Os cem anos da incontornável Marilyn Monroe deixaram um enorme legado à sociedade pop global. De olho nessa figura tão reconhecida como cantora, atriz e símbolo de beleza de uma época, Chris Flannery foi atrás dos últimos registros de Marilyn. Essa busca guiou-o à coleção de Allan Grant, fotojornalista da Revista LIFE que entrevistou e fotografou longamente Marilyn em sua casa, à vontade e sem os holofotes que a cercaram na maior parte do tempo. O encontro com essa coleção inédita e os desafios de trazê-la a público são o mote da visita conduzida pelo próprio Chris.
Chris Flannery é agente internacional, consultor de arte e cultura e detentor, ao lado de Jason Greene, da coleção Allan Grant.
15h | Bate-papo “Ayrton Senna e Joe Honda, a importância da preservação das imagens”, com Emiko Jozuka
Joe Honda, experiente fotojornalista japonês, dedicou sua vida ao registro de diversos segmentos dos esportes mundiais. Por predileção, acompanhou por anos corridas de Fórmula 1 ao redor do globo. Sua relação com o brasileiro Ayrton Senna foi magnética desde o primeiro encontro do piloto na pista e do fotógrafo em sua cabine, através de suas lentes. Os arquivos de Joe Honda contam uma boa parte da história do automobilismo e a coleção com registros de Senna foi restaurada integralmente para a exposição no MIS, ao longo de um minucioso trabalho que envolveu especialistas de várias áreas. Emiko Jozuka conta a história da conservação da coleção e tantas outras do fotógrafo em campo, fotógrafo este que ela conheceu bem: seu próprio pai.
Emiko Jozuka é jornalista multimídia e produtora digital na CNN International. Cobriu tecnologia, cultura e sociedade para diversos veículos de circulação global. É fundadora do Joe Honda Archive, dedicado à preservação do legado do fotojornalista.
DESTAQUES MIS
Exposições | Eventos | Cursos




