Maio Fotografia NO MIS 2026
Abertura gratuita
01.05
SEX
10H
Data
01.05 (Feriado Dia do Trabalhador)
Horário
A partir das 10h
Ingresso
Gratuito
Local
Diversas áreas do Museu
Classificação
Livre
Maio Fotografia no MIS é um projeto anual de exposições fotográficas que, ao longo dos anos, diversos fotógrafos e fotógrafas de diferentes origens e gerações ocuparam o espaço do Museu, dando protagonismo a um dos suportes mais presentes na coleção do próprio MIS: a fotografia. Em 2026, o público confere as mostras: “Marilyn: a última entrevista“; “Ayrton Senna pelo olhar de Joe Honda“; “Acervo MIS | Retratos do futebol brasileiro“; “Bob Wolfenson, São Paulo anos 1980”; e “Rumo ao Pernambuco profundo“, selecionado pelo edital Nova Fotografia.
Para marcar a abertura da exposição, no dia 1º de maio, sexta-feira (feriado de Dia do Trabalhador), o público conta com entrada gratuita e uma programação especial. Além disso, durante todo o fim de semana prolongado, acontece uma edição especial da Feira das Ideias, com o tema “fotografias”. Com uma seleção apurada da equipe Ideias Diferentes, a feira convida, a cada edição, mais de 45 expositores de diversos segmentos, como arte, decoração, gastronomia, moda e jardinagem. Completando a programação, há diversas atividades gratuitas ao longo dos dois dias de feira, que estimulam a criatividade e a imaginação – para todas as idades.
Visitação e ingressos
O projeto Maio Fotografia no MIS ocupa o térreo e o segundo andar da instituição. Após a abertura gratuita no feriado de 1º de maio, os ingressos passam a custar R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Programação completa | 01º de maio | Maio Fotografia no MIS 2026
11h | Visita guiada “Acervo nas galerias: futebol na coleção MIS”, com Cecilia Salamon
A partir de um olhar apurado para as centenas de milhares de imagens que compõem a coleção do MIS, Cecília Salamon explica em detalhes um processo complexo. Desde o momento da chegada das imagens à coleção até uma exposição ser desenvolvida, partindo de um tema específico, a participação de colaboradores e pesquisadores é fundamental para a difusão de qualquer acervo. A seleção de itens, a proposta de construção de diálogos entre eles e a costura entre suportes diferentes perpassam a visita.
Cecília Salamon é historiadora, curadora e integra a equipe do CEMIS (Centro de Memória e Informação do MIS). Cuidou da pesquisa e curadoria da exposição “Acervo MIS: retratos do futebol brasileiro”.
12h | Bate-papo “Cliques no Pernambuco profundo”, com Roberto Santos Filho
A arte da fotografia está numa combinação nem sempre óbvia de olhar atento e técnica definida. Roberto Santos Filho faz um passeio pelas imagens integrantes da exposição “Rumo ao Pernambuco profundo”, explorando, junto ao público, os detalhes que compõem cada quadro e rememorando sua experiência artística.
Roberto Santos Filho é fotógrafo e foi um dos selecionados de 2026 do programa Nova Fotografia.
14h | Visita guiada “O desafio de uma Marilyn inédita”, com Chris Flannery (a visita será realizada em inglês)
Os cem anos da incontornável Marilyn Monroe deixaram um enorme legado à sociedade pop global. De olho nessa figura tão reconhecida como cantora, atriz e símbolo de beleza de uma época, Chris Flannery foi atrás dos últimos registros de Marilyn. Essa busca guiou-o à coleção de Allan Grant, fotojornalista da Revista LIFE que entrevistou e fotografou longamente Marilyn em sua casa, à vontade e sem os holofotes que a cercaram na maior parte do tempo. O encontro com essa coleção inédita e os desafios de trazê-la a público são o mote da visita conduzida pelo próprio Chris.
Chris Flannery é agente internacional, consultor de arte e cultura e detentor, ao lado de Jason Greene, da coleção Allan Grant.
15h | Bate-papo “Ayrton Senna e Joe Honda, a importância da preservação das imagens”, com Emiko Jozuka (o bate-papo será realizado em inglês)
Joe Honda, experiente fotojornalista japonês, dedicou sua vida ao registro de diversos segmentos dos esportes mundiais. Por predileção, acompanhou por anos corridas de Fórmula 1 ao redor do globo. Sua relação com o brasileiro Ayrton Senna foi magnética desde o primeiro encontro do piloto na pista e do fotógrafo em sua cabine, através de suas lentes. Os arquivos de Joe Honda contam uma boa parte da história do automobilismo e a coleção com registros de Senna foi restaurada integralmente para a exposição no MIS, ao longo de um minucioso trabalho que envolveu especialistas de várias áreas. Emiko Jozuka conta a história da conservação da coleção e tantas outras do fotógrafo em campo, fotógrafo este que ela conheceu bem: seu próprio pai.
Emiko Jozuka é jornalista multimídia e produtora digital, atualmente como jornalista sênior na BBC World Service. Cobriu tecnologia, cultura e sociedade para diversos veículos de circulação global. É fundadora do Joe Honda Archive, dedicado à preservação do legado do fotojornalista.
DESTAQUES MIS
Exposições | Eventos | Cursos




