MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

1º Ciclo de Cinema e Política

O MIS participa do 1º Ciclo de Cinema e Política – razões de Estado e qualidade da democracia

O evento, que acontece todas as terças do mês de março e nos dias 2 e 9 do mês de abril, conta com debates após cada sessão. Entrada gratuita.

Data

05/03/2013 a 09/04/2013

Horários

Todas as terças do mês de março e nos dias 2 e 9 de abril 19h às 22h

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS

O MIS participe do 1º Ciclo de Cinema e Política – razões de Estado e qualidade da democracia. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, sob a coordenação do cientista político José Álvaro Moisés e curadoria do crítico Luciano Ramos, o evento, que gira entorno da avaliação dos 25 anos de democracia no Brasil, parte do cinema contemporâneo para discutir temas políticos atuais.

Após a exibição de cada filme, acontecem debates com a participação de pesquisadores e jornalistas especializados em política.

Programação completa
5 de março
O exercício do poder 
(dir. Pierre Schöller, França/ Bélgica, 2012, 112 min, DVD) 
O cotidiano de um ministro da República Francesa revela a multiplicidade de conflitos envolvidos na atividade de quem exerce uma função de governo num sistema democrático. Além das contradições internas do poder executivo, que reflete os atritos entre os integrantes do partido majoritário, destacam-se os embates com os demais poderes e – o que é pouco comum no cinema político. 
Convidados: Prof. Dr. Leôncio Martins Rodrigues e
Marcelo Coelho
 
12 de março
Intrigas de Estado
(dir. Kevin MacDonald, EUA/Reino Unido, 2009, 127 min, DVD) 
A filme narra um caso de tentativa de manipulação de um órgão da grande imprensa por um senador dos Estados Unidos. De forma por vezes insidiosa e outras vezes direta, o filme mostra como esse papel de controle se manifesta por meio das relações de poder. 
Convidados: Suzana Singer e Prof. Dr. Fernando Limongi

19 de março
Tudo pelo poder 
(dir. George Clooney, EUA, 2011, 102 min, DVD) 
Uma campanha eleitoral vista pelo lado de dentro é o que este drama nos oferece, com todos os percalços que ela pode sofrer numa sociedade democrática, mas complexa como os Estados Unidos.
Convidados: Prof. Edison Nunes e Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro
 
27 de março
Leões e cordeiros
(dir. Robert Redford, EUA, 2007, 92 min, DVD)
A partir da chamada Guerra do Afeganistão, o enredo permite observar diferentes formas de pensar a política: como ideologia, como estratégia eleitoral ou de conquista do poder, como objeto de análise jornalística ou como matéria de pesquisa científica.
Convidados: Miguel de Almeida e Jaime Pinsky
 
02 de abril
Tropa de Elite 2 – O Inimigo agora é outro
(dir. José Padilha, Brasil, 2010, 118 min, DVD) 
Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. 
Convidados: Prof. Dr. André Gatti e André Sturm
 
09 de abril
Sob a névoa da guerra
(dir. Errol Norris, EUA, 2004, 107 min, DVD) 
Personagem central deste documentário, Robert McNamara foi secretário de Defesa dos governos John Kennedy e Lyndon Johnson. Presenciou, portanto, algumas das crises políticas internacionais mais agudas e cruciais do século XX. Com esse filme somos levados a encarar o fato de que na democracia contemporânea gravíssimas decisões ficam perigosamente a cargo de poucos indivíduos.
Convidado: Prof. Dr. Sergio Adorno e Prof. Dr. Antonio Pedro Tota

Sobre os convidados:

Leôncio Martins Rodrigues
Doutor e livre-docente em Sociologia pela USP. Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da Unicamp. Membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Análises e Planejamento e do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Autor de obras como “Mudanças na classe política brasileira” e “Partidos políticos, ideologia e composição social”.

Marcelo Coelho

Colunista da Folha de São Paulo, jornal em que começou como editorialista e, desde 1990 assina coluna semanal na “Ilustrada”. Formado em Ciências Sociais pela USP, desde 1994 leciona jornalismo cultural nas Faculdades Cásper Líbero. Autor de obras como “Noturno” e “Jantando com Melvin”. Seleções de textos publicados na Folha estão reunidas em dois volumes: “Gosto se Discute” e “Trivial Variado”. 

Suzana Singer
A jornalista, de 44 anos, é a décima profissional a ocupar o cargo de ombudsman na Folha de São Paulo, jornal em que trabalha desde 1987. Foi editora de Cotidiano, diretora de Revistas e Secretária de Redação. Ocupou cargos de chefia nas editorias Educação e Ciência. Participou da criação do caderno Folhateen e do Guia da Folha. Formada pela PUC de São Paulo, também cursou Ciências Sociais na USP. 

Fernando de Magalhães Papaterra Limongi

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago (EUA). Pós-doutorado na Universidade de Nova York. Coordenador da área de Política e Sociedade do CEBRAP. Professor titular e chefe do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Autor de obras como “Política orçamentária no presidencialismo de coalizão” e “Executivo e Legislativo na Nova Ordem Constitucional”.

Edison Nunes 
Doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Assistente Doutor do Departamento de Política da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de São Paulo e pesquisador do NUPPs, Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas da USP. Autor de obras como “A política à meia luz: ética, retórica e ação no pensamento de Maquiavel”.

Renato Janine Ribeiro
Professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, na qual se doutorou após defender mestrado na Sorbonne. Tem se dedicado à análise de temas como o caráter teatral da representação política, a democracia, a república, a cultura política brasileira. Autor de obras como “A marca do Leviatã” e “A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil”, ganhador do Prêmio Jabuti 2001. 

Miguel de Almeida

Jornalista, editor e escritor, é diretor editorial da Lazuli Editora, diretor Editorial das revistas Reserva Cultural e MSG. Diretor artístico e apresentador do programa “Sala de Cinema” da SESC TV. Autor de obras como “Trilha nos trópicos”, “Tomie Ohtake”, “O fantasma fosforescente” e “Maria Bonomi”. Foi editor do Segundo Caderno do jornal O Globo, colunista de O Estado de São Paulo e da Folha de São Paulo. 

Jaime Pinsky

Historiador e professor titular da Unicamp, de cuja editora foi criador e diretor. Doutor e livre-docente em História pela USP, foi também professor na Unesp (Assis). Fundador e diretor da Editora Contexto. Criador de revistas como Debate & Crítica e Anais de História. Colaborador de jornais como O Correio Braziliense e autor de obras como “História da Cidadania” e “O Brasil tem futuro?” 

André Gatti

Doutor pelo Departamento de Multimeios do IA/Unicamp e mestre pelo CTR/ECA/ USP. Professor titular de Cinema Brasileiro do curso de Cinema na FAAP e professor de História do Cinema Brasileiro na Universidade Anhembi Morumbi. Autor do livro “Embrafilme – cinema brasileiro em ritmo de indústria”. Colaborador de publicações como “Enciclopédia do Cinema Brasileiro” e “Diccionario Iberoamericano del Cine”. 

Andre Sturm

Diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Desenvolve atividades de direção, produção e distribuição de filmes de arte, por meio da Pandora Filmes. Chefiou o departamento de programação da Cinemateca Brasileira e dirigiu o Cine Belas Artes. Autor de filmes de longa-metragem como “Sonhos tropicais”. Preside o Programa Cinema do Brasil, voltado para o incremento da exportação de filmes brasileiros.

Sergio Adorno

Sociólogo, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. Livre-docente e Professor titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Coordenador da cátedra Unesco/USP de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância.

Antonio Pedro Tota
Doutor em história pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela Columbia University. É professor titular de História Contemporânea na PUC-SP e lecionou como professor visitante na Pace University (Nova York). Autor de obras como “Os Americanos” e “O imperialismo sedutor – a americanização no Brasil na época da Segunda Guerra”.
Governo do Estado de SP