MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

10ª Cine-Cicletada no MIS

Festival promove cinema independente e mobilidade urbana e pelas ruas da cidade.

Data

14/12/2019

Horários

Sábado, das 16h30 às 22h30

Ingresso

Gratuito | Retirada às 19h30 antes na recepção

Dar um rolê de bicicleta, visitar lugares simbólicos da cidade e conferir curta-metragens relevantes da produção contemporânea sobre diversidade e direitos humanos. Essa é a proposta da Cine-Cicletada para o fim de tarde do dia 14 de dezembro, sábado, com concentração na Praça do Ciclista.

O festival une arte, esporte e meio ambiente e abarca diversas idades: além de ciclistas, os skatistas, patinadores, corredores e pedestres também estão convidados. A atividade fomenta a utilização dos espaços públicos da cidade, praças, parques, ruas e avenidas como locais de convivência cultural e social, possibilitando o livre acesso ao uso da cidade por todos os habitantes. Em sua décima edição, oitava na capital de SP, o festival tem entrada gratuita e vai reunir ciclistas em comboio para um passeio ciclístico entre diferentes Parques, como o Parque Augusta, o recém Parque do Bixiga, o Parque do Minhocão e o Parque do Ibirapuera, passando por pontos simbólicos como o TBC, Casa de Dona Yayá, Teatro Oficina, Vila Itororó e até chegarem ao Museu da Imagem e do Som (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), onde uma bateria de filmes será exibida no Auditório MIS. A sessão exibe curtas-metragens premiados em festivais pelo mundo. Em destaque entre os curtas brasileiros selecionados: Baile, de Cíntia Domitt. Planeta Fábrica de Julia Zakia e Chico Mendes – um legado a defender, de João Inácio, e entre os curtas estrangeiros selecionados Muteum, curta hong-konguiano de Aggie Pak Yee Lee, e El Agua, curta argentino de Andrea Dargenio.

No sábado, também haverá  exposição no MIS com todo os cartazes das dez edições da Cine-Cicletada realizadas por diferentes artistas.

Segundo os organizadores do Ciclo Coletivo “a proposta para este ano é dar visibilidade a lugares da cidade repletos de simbolismos quanto à ocupação cultural de espaços, como os Parques Augusta, TBC, Parque do Bixiga, e os filmes exibidos no MIS dialogam com questões presentes no nosso cotidiano: no curta Baile vemos a invisibilidade de grupos sociais na representação política do país, no curta Planeta Fábrica, vemos o enfraquecimento da economia com a desativação de uma fábrica no interior de SP. No curta Chico Mendes – um legado a defender, vemos a importância de ambientalistas para a preservação das florestas brasileiras. No curta hong-konguiano Muteum, vemos uma valorização aos museus e espaços de arte. E no curta argentino El Agua, vemos de forma tragicômica como a falta de água acaba sendo naturalizada apesar de sua importância vital”

SINOPSE DOS FILMES SELECIONADOS

Chico Mendes – um legado a defender, de João Inácio. (2019, Doc, DF/BR, 10 min.). Antes de morrer, Chico Mendes escreveu uma carta que ele mesmo chamou de “Carta aos jovens do futuro”. Hoje somos esses jovens que lêem sua carta. Que resposta daremos?

Planeta Fábrica, de Julia Zakia  (2019, Doc., SP/BR, 11 min.) PLANETA FÁBRICA registra os últimos vapores de uma tradicional fábrica de chapéu que será demolida. O filme acompanha seu declínio até o completo fechamento e abandono. 100 anos em 11 minutos. Um velho planeta está sendo extinto e novos habitantes ganham vida.

Baile, de Cíntia Domit Bittar (2019, Fic., SC/BR, 18 min.) Há certos dias que, mesmo sem grandes acontecimentos, nos forçam a crescer. Andrea tem só 10 anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim.

Muteum, de Aggie Pak Yee Lee. (2018, Animação, e Hong Kong e Estônia, 4min.) . Em um Museu de Arte, nós aprendermos, do exterior para o interior, do profundo ao muito profundo, seriamente e sinceramente.

El Agua, de Andrea Dargenio (2019, Ficção, Argentina, 14min.). Um homem acorda em um mundo onde a água desapareceu. Não há água nos canos ou nas garrafas. Nem uma gota cai das nuvens. O próprio mar se tornou um deserto. Mas todos se comportam como se nada tivesse acontecido.

Cine-Cicletada 2019

Data: Sábado, 14 de dezembro de 2019

Local de Concentração: Praça do Ciclista

Locais de Percurso: Parque Augusta, Parque do Minhocão, Parque do Bixiga, Parque do Ibirapuera

Local de Sessão de Cinema: MIS – Museu da Imagem e do Som, Avenida Europa, 158.

Horário: das 16h30 às 22h30

Realização: Ciclo Coletivo

Correalização: LabArteMídia, Rede Novos Parques

Produção: Okra Filmes

Co-Produção: Promovere, Tombô Produções Museológicas

Apoio: Spcine, CTR-ECA-USP, Museu da Imagem e do Som, Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Programação:

16h30 | Concentração de Ciclistas na Praça do Ciclista (esquina da avenida Paulista com Rua da Consolação)

17h30 | Deslocamento (trajeto ciclístico segue por Parque Augusta, Parque do Minhocão, Parque do Bixiga, Parque do Ibirapuera, até o MIS)

19h30 | Previsão de chegada no MIS e início da retirada dos ingressos na bilheteria do MIS

20h às 21h | Exibição dos filmes no Auditório do MIS

21h | Evento MIS  (Mostra de cartazes, discotecagem)

22h | Encerramento

Obs:

– Necessário bicicleta para realizar o percurso de 12km

– Percurso da Praça do Ciclista até MIS de 2,5km também possível de ser feito por corredores, patinadores e skatistas.

– Recomendável o uso de capacete.

– Sugerimos aos ciclistas revisarem as bicicletas com antecedência,

– Trazer trava com cadeado, água e frutas para hidratação.

– Caso chova, o evento acontecerá conforme programado.

– Caso haja mais participantes presente no dia, do que capacidade para público no MIS, os ciclistas poderão acompanhar o percurso ciclístico e a entrada no MIS fica sujeita a pré-inscrição via site: okrafilmes.com/cinecicletada2019-inscricao

– Evento: https://www.facebook.com/events/507813923140623/

Governo do Estado de SP