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Museu da Imagem e do Som

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10º Festival de Cinema Italiano de São Paulo

O MIS recebe a primeira parte do 10º Festival de Cinema Italiano de São Paulo. Realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, junto ao Instituto Italiano di Cultura, o festival apresenta nesta edição uma retrospectiva em homenagem ao centenário do nascimento do diretor, roteirista e ator Pietro Germi, um dos pais do neorrealismo italiano. Conheça a programação.

Data

18/11/2014 a 23/11/2014

Horários

Confira os horários na programação ao lado

Entre os dias 27 de novembro a 3 de dezembro, o evento segue no Caixa Belas Artes com a exibição de 16 filmes de cineastas italianos contemporâneos influenciados pela obra de Germi.  Confira aqui programação completa.

O MIS recebe a primeira parte do 10º Festival de Cinema Italiano de São Paulo. Realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, junto ao Instituto Italiano di Cultura, o festival apresenta nesta edição uma retrospectiva em homenagem ao centenário do nascimento do diretor, roteirista e ator Pietro Germi, um dos pais do neorrealismo italiano. Integrando o Festival, o Museu apresenta também apresenta a exposição fotográfica de Gianni Pinnizzotto, Os mestres do cinema italiano.

Os seis filmes que compõem a retrospectiva são verdadeiros clássicos da filmografia do cineasta, jóias raras pra qualquer apreciador da história do cinema mundial. Entre os longas estão O Caminho da esperança (1951), vencedor do Urso de Prata no primeiro Festival de Berlim, e a “trilogia barroca” de Pietro Germi: Divórcio à italiana (1961), Seduzida e abandonada (1964) e Senhoras e Senhores (1965).

Exposição
Integrando o Festival, o MIS apresenta também a exposição fotográfica de Gianni Pinnizzotto, Os mestres do cinema italiano, composta por cerca de 25 fotos em PB. O projeto nasceu em 2009 como uma ideia de Pinnizzotto. Grande conhecedor do cinema italiano e também apaixonado pela sétima arte, o fotógrafo pensou em fazer retratos dos grandes mestres do cinema italiano nos locais onde conceberam ou escreveram seus filmes. Os locais das fotos foram escolhidos pelos diretores de cinema, muitas vezes sua própria casa. As imagens foram clicadas usando somente a luz natural presente das locações escolhidas, a opção pelo preto e branco foi também pensada como veículo para evocar os anos mais significativos da produção cinematográfica italiana. Entre os mestres clicados estão Mario Monicelli, Ettore Scola, Franco, Paolo e Vittorio Taviani, Carlo Lizzani, Silvano Agosti, Luciano Emmer, Lina Wertmuller, Giuliano Montaldo, Citto Maselli, Luigi Magni, Pasquale Squitieri, Ugo Gregoretti, Ruggero Deodato e Dario Argento.
 
Sobre Pietro Germi
A obra de Germi está profundamente enraizada na atualidade política do seu tempo, seus filmes colocam-se numa constante relação dialética com a realidade italiana. Através deles, o cineasta, muitas vezes destilou sua indignação e crítica, por vezes corrosivamente irônica, sempre provocatória. Pietro Germi procurou uma linguagem cinematográfica popular, nacional e não conformista, teve claramente a intenção de observar a passagem crucial da dimensão de reconstrução coletiva – típica do pós-guerra italiano – àquela mais íntima e profunda, ou seja, à observação do indivíduo colocado ao centro da sua comunidade. Nas histórias e nos personagens de Germi observamos seus conflitos, sua dignidade moral, sua inadequação existencial, sua solidão e seu esforço no difícil, e por vezes amargo, ofício da vida. Esta dimensão do olhar, entre o coletivo e o individual, um drama entre dois dramas, é o que caracteriza a unicidade deste diretor.
 
Conheça a programação completa:

18 de novembro, terça
18h 
Il cammino della speranza/ O camino da esperança (Itália, 1950, 101’, PB)
O filme é inspirado no romance Cuore negli abissi de Nino di Maria, foi apresentado no Festival de Cannes em 1951 e ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim. O filme narra a odisséia de um grupo de sicilianos que após o fechamento de uma mina de enxofre viajam para o norte, à procura de uma vida melhor, até que chegam clandestinamente à França. O filme foi escrito pelo diretor Pietro Germi junto a Federico Fellini e Tullio Pinelli.
 
20h30 
Un maledetto imbróglio (Itália, 1959, 110’, PB)
O filme dirigido e interpretado pelo diretor Pietro Germi tem como trama uma releitura do romance Quer pasticciaccio brutto de via Merulana de Carlo Emilio Gadda. O que há em comum entre um apartamento luxuoso e um cadáver encontrado em um outro local? Ingravallo, investigador policial de Roma especula a respeito disto. É um dos mais famosos filmes de suspense italiano e precursor do giallo (gênero literário e cinematográfico italiano de suspense e romance policial que teve seu auge na década de 1960). Esta obra de Germi preanuncia a entrada da comédia à Italiana dos anos 1960 assim como o uso das lentes impiedosas e cruéis com as quais o diretor narra a burguesia italiana.
 

19 de novembro, quarta
18h
Seduzida e abandonada/Sedotta e abbandonata (Itália, 1964, 122’, PB)
O pai de uma jovem siciliana de 16 anos força o casamento entre a filha e seu sedutor, embora o homem já estivesse prometido como marido para sua outra filha. É uma comédia violenta que toca os limites da histeria dentro da trilogia barroca de Pietro Germi inaugurada com Divórcio à Italiana (1961) e fechada com Senhoras e Senhores (1965). O filme foi escrito pelo diretor com Age, Scarpelli e Vincenzoni, ganhou a Fita de Prata como roteiro no Festival de Cannes. A musa do filme é a bela e jovem Stefania Sandrelli.
 
20h30
Senhoras e Senhores/Signore e Signori (Itália, 1965, 120 min, PB)
O filme se passa numa pequena cidade de Veneto, são três histórias de um mesmo círculo de amigos. O filme é uma pequena jóia de estilo e narrativa. A coerência entre os três episódios é garantida pelo retrato bem equilibrado desta pequena localidade no norte da Itália, cidade pequena e rica, na qual, sob o véu da modernidade da sociedade do consumo, Germi encontra as mesmas pulsões primitivas num ambiente tribal e codificado socialmente, como na Sicilia dos seus filmes anteriores.
 
20 de novembro, quinta
18h
Senhoras e Senhores/Signore e Signori (Itália, 1965, 120 min, PB)
Ver sinopse acima
 
20h30
Il cammino della speranza (Itália, 1950, 101’, pb) 
Ver sinopse acima

21 de novembro, sexta
18h
Divórcio à italiana/Divorzio all’italiana (Itália, 1961, 105’, PB)
Talvez o mais conhecido dos filmes de Germi, tem como protagonista o inesquecível barão Cefalù interpretado por Marcello Mastroianni, apaixonado pela prima adolescente interpretada por Stefania Sandrelli. O barão induz sua esposa à traição para que possa cumprir seu delito de honra.  O filme escrito por Ennio De Concini e Alfredo Giannetti tem como tema central o “crime de honra”. 

20h30
O ferroviário/Il ferroviere (Itália, 1956, 118’, PB) 
Após dois anos sem lançar um filme, com O Ferroviário Germi volta às salas com uma de suas obras mais consagradas e intensas. Mesmo recebendo críticas por manter uma postura indulgente e pelo uso de um fácil moralismo populista, esta é uma história que privilegia o recorte neorrealista intimista. É a noite de Natal e o maquinista Andrea, após o trabalho, se detém num bar e bebe com amigos. Volta tarde para casa e encontra sua família irritada. A mais ressentida é a filha Giulia, prestes a dar à luz a uma criança. A junção da tragédia familiar e de um acidente com um suicida leva à investigação de Andrea.
 
22 de novembro, sábado
18h
Un maledetto imbróglio (Itália, 1959, 110’, PB)
Ver sinopse acima
 
20h30
Divórcio à italiana/Divorzio all’italiana (Itália, 1961, 105’, PB)
Ver sinopse acima
 
23 de novembro, domingo
19h
O ferroviário/Il ferroviere (Itália, 1956, 118’, PB)
Ver sinopse acima
 
21h
Seduzida e abandonada/Sedotta e abbandonata (Itália, 1964, 122’, PB)
Ver sinopse acima
 

 

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