MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

15° Cinefantasy

Festival Internacional de Cinema Fantástico

Legenda

O Cinefantasy chega a sua 15ª edição e se consagra como um festival que é um dos principais espaços de difusão do cinema fantástico no Brasil. Ao longo de suas jornadas anteriores, contou com mais 10 mil filmes inscritos e acolheu um público de mais de 90 mil pessoas. Este ano, o festival propõe uma odisseia visual e temática que promete levar os espectadores a uma viagem inesquecível entre o passado e o futuro do cinema.

Data

02/Dez, 2023 – 09/Dez, 2023

Horário

Horários diverssos
Confira a programação

Ingressos

Gratuito (retirada uma hora antes de cada sessão na bilheteria do MIS)

Local

MIS Jardim Europa / Auditório MIS

Avisos

Classificação: de acordo com cada sessão

02.12, sábado

Sessão 16h
Asterrarium

(Dir. Armen H’Akopian e Dmitry Tarkhov, Rússia, 2021, 95 min, cor, 14 anos)
ÚLTIMO CHAMADO PARA O AMOR E O ÓDIO
Atualidade. Um cometa se aproxima da Terra, carregando a destruição final. O governo está dissolvido, não há comunicação nem transporte. O mundo está um caos. Isso não impede que os personagens principais, Anna e Andrei, um casal que mora em uma cidade do interior, esperem que seus filhos, que haviam deixado a cidade há nove anos, voltem. Eles sonham em reunir a família para este último evento. Os filhos vêm, mas a reunião familiar torna a vida do casal muito mais difícil. O cometa está se aproximando, e todos precisam falar tudo o que não disseram antes. No entanto, as palavras mais importantes trazem à tona queixas acumuladas ao longo dos anos, desejos ocultos, esqueletos no armário. Os personagens não podem sequer se reunir em torno da mesa festiva. Será que eles vão conseguir ficar em família ou o apocalipse acontecerá muito antes da chegada do cometa?

Sessão 19h
Abertura da 15ª Edição do Festival Cinefantasy e exibição do filme “Dario Argento Panico”

Dario Argento pânico
(Dir. Simone Scafidi, Itália/Reino Unido, 2023, 97 min, cor, 14 anos)
Em quartos de hotéis, protegido do mundo exterior, Dario Argento criou seus filmes mais aclamados. Hoje, ele está escrevendo seu último. Desta vez, no entanto, não está só. O diretor volta ao hotel para concluir seu roteiro e ser entrevistado, filmado e acompanhado por uma equipe que grava um filme sobre ele. Argento inicialmente não se sente à vontade, lutando para encontrar tranquilidade tanto para terminar o processo de escrita quanto para confiar em quem o entrevista. Mas o demônio do cinema, que nunca o abandonou, o empurrará, mais uma vez, à entrega total.

03.12, domingo

Sessão 16h 
Augúrio 

(Dir. Baloji, Bélgica/ Países Baixos/ República Democrática do Congo, 2023, 80 min, cor, 14 anos) 
Depois de quinze anos longe de seu país, Koffi viaja da Bélgica para o Congo com sua companheira, uma mulher branca grávida. A recepção de sua família é estranha e fria, uma situação que só piora com o passar dos dias. O que Koffi não sabe é que seus compatriotas acreditam que ele seja um bruxo de outra terra. 

Sessão 18h  
Maré de inverno
 
(Dir. John Barnard, Canadá, 2023, 97 min, cor, 14 anos) 
Beth, uma vigilante voluntária de uma cidade isolada no norte, batalha com uma epidemia de depressão que transforma os poucos residentes remanescentes em autômatos vazios, parecidos com zumbis. Ela descobre que, entrando numa dimensão alternativa através de seus sonhos, é capaz de evitar a enfermidade durante o longo e possivelmente interminável inverno. Mas seu poder será suficiente para mantê-la a salvo? 

Sessão 20h 
Ressentimento 

(Dir. Mariana Vita e Denis Augusto, Brasil, 2022, 77 min, cor, 12 anos) 
A chegada de um cachorro de rua desestabiliza a aparente calmaria do dia a dia de pai, mãe e filha num sítio no interior de São Paulo. Observe a experiência de Judite e Ester, seus sonhos premonitórios, suas visões e a manifestação do peso das relações de família. 

05.12, terça

Sessão 18h 
Lavanderia Nancy Sport 

(Dir. Agustín Gregori, Argentina, 2021, 80 min, cor, 12 anos) 
O crime de Don Pipo, um renomado fabricante de sorvetes, desperta interesse e polêmica em uma pacata cidade da Patagônia. Ao mesmo tempo, algumas bananas misteriosas são investigadas pela polícia, enquanto dois jovens furiosos e descarados entram em uma lavanderia determinados a buscar a diversão que a cidade não tem. 

Sessão 20h 
A casa da árvore
 
(Dir. Flávio Ermínio, Brasil, 2023, 80 min, cor, 14 anos) 
Dora, uma bióloga de 45 anos, mora sozinha em uma casa isolada, onde realiza uma pesquisa eticamente questionável. Procurando um parceiro em quem possa confiar, ela contrata um novo cuidador, Mateus, sem perceber que ele também está escondendo seus próprios segredos. Aos poucos, os dois vão se aproximando e Mateus finalmente descobre mais sobre a pesquisa de Dora: a compostagem humana. Mateus se candidatou ao emprego em busca do pai, pois acredita que ele trabalhou na casa antes de desaparecer sem denunciar, e confronta Dora, mas ela consegue atraí-lo como presa para seu escritório, na Casa da Árvore. 

06.12, quarta

Sessão 18h 
O Escalpelador 

(Dir. Chad Ferrin, EUA, 2023, 83 min, cor, 16 anos) 
Todos no entorno da vidente Clementine Carter estão sendo brutalmente assassinados por um assassino mascarado conhecido como “O Escalpelador”. Seria o psicopata morto Andrew Lubitz, ressurgido do túmulo, um assassino plagiador ou mesmo um horror além da imaginação? Clementine precisa usar suas visões para estar um passo à frente da lâmina do maníaco e solucionar o mistério. 

Sessão 20h 
Departamento editorial de exploração espacial 

(Dir. Dashan Kong, China, 2021, 118 min, cor, 14 anos) 
Tang Zhijun, um homem de meia-idade deprimido, é o editor-chefe de uma revista de ficção científica. Uma questão que o intrigou durante toda a vida o leva a embarcar em outra jornada para encontrar alienígenas. 

07.12, quinta

Sessão 18h 
Auxílio 

(Dir. Tamae Garateguy, Argentina/Colômbia, 2023, 80 min, cor, 16 anos) 
Em 1931, Emília, uma jovem rebelde e desafiadora, é enviada por seu pai para um convento. Sua chegada ao local desencadeia manifestações paranormais, que se tornam cada vez mais fortes para todas as internas, religiosas e detentas com doenças mentais, mas ainda mais para Emília, como um grito de socorro impossível de ignorar. 

Sessão 20h 
O santo 

(Dir. Agustin Carbonere, Argentina, 2023, 86 min, cor, 14 anos) 
Esta é a história de Rubén, um curandeiro de origem humilde que atende seus pacientes em uma pequena sala comercial onde ele também mora. Sua fama é modesta, mas não suas técnicas de cura, que são extravagantes e perturbadoras. Com a aparição de Benjamin, sua sorte mudará: ele se tornará popular e gerará um culto ao seu redor, crescendo e se tornando um santo aos olhos dos demais. Mas essa fama vai acabar sendo o seu próprio inferno. 

08.12, sexta

Sessão 18h 

A capela  (Dir. Carlota Pereda, Espanha, 2023, 105 min, cor, 14 anos)  A mãe da jovem Emma está em estágio avançado de uma doença terminal. A garota foge da situação concentrando seus esforços na comunicação com o espírito de uma menina que ela acredita morar na capela de sua vila. Para isso, Emma recorre a Carol, que dizem ser médium, na esperança de que ela possa ajudá-la a atingir seu objetivo. Sessão 20h  Maria  (Dir. Gabriel Grieco e Nicanor Loreti, Argentina, 2023, 70 min, cor, 14 anos)  Alina é engenheira de som de cinema. Um dia, ela é convidada para fazer o som direto para um filme erótico no qual Maria Black, uma famosa estrela do gênero que havia se aposentado, participaria. Quando Maria tem um ataque cardíaco e morre no meio das filmagens, os produtores decidem não chamar a polícia,o que desencadeia uma série de eventos sinistros e inesperados que colocarão a vida de todos em risco. 

09.12, sábado

Sessão 16h 

Quando o mal espreita  (Dir. Demián Rugna, Argentina, 2023, 99 min, cor, 14 anos)  Em uma aldeia remota, dois irmãos descobrem um homem infectado por forças do mal e que está prestes a dar à luz um demônio. Desesperados para impedir que o mal entre em seu mundo pacífico, os irmãos se deparam com a terrível verdade: é tarde demais. 

19h30 – Encerramento e premiação do Festival Cinefantasy 

Governo do Estado de SP