MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

1º Fórum “Preservar é inovar!”

Data

15 e 16.03

Horário

Horários variados

Ingressos

Gratuito
Retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS

Local

Auditório MIS

15.03 – Sexta

14h | A importância da preservação e seus representantes 

Mediação: Cândida A. Botelho 

Palestras: 

“O Ibirapuera em São Paulo”, com Danilo de Barros Nunes – Historiador e superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no estado de São Paulo (IPHAN SP). 

“Defesa e tombamentos”, com Nelson Gonçalves de Lima Júnior – Arquiteto e urbanista e diretor do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo. 

“Paisagem cultural: o patrimônio como motor do ordenamento territorial”, com Maria Rita S. de P. Amoroso – Arquiteta e urbanista e pesquisadora, cursa pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em Arqueologia da Paisagem. É membro titular do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC), presidente da Confederation of International Centers for the Conservation of Architectural Heritage (CICOP) e Coordenadora Geral FIPA – Brasil/ Portugal. 

“A interpretação do patrimônio para a melhoria da experiência turística: como o Sebrae pode apoiar”, com Erika Miguel de Jesus – Turismóloga, mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UnB) e consultora de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

16h | Italianos e sua influência no Brasil 

Mediação: Maria Rita S. Amoroso 

Palestras: 

“Influência da imigração italiana em Ribeirão Preto”, com Ana Carolina Gleria Lima – Arquiteta e urbanista e pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). 

“Liceu de artes e ofícios italianos e sua tecnologia”, com Fernanda Carvalho – Historiadora e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Curadora do acervo histórico do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. 

“O projeto de intervenção para o Teatro Lírico de Milano”, com Renato Facchinetti Conde – Sócio-fundador da CONDE Urban Design, é um urbanista ítalo-brasileiro com mais de vinte anos de experiência em projetos internacionais. Seu escritório tem projetos no Oriente Médio, na Europa e no Brasil. 

16.03 – Sábado

14h | A preservação e sua diversidade de aspectos 

Mediação: Maria Rita S. Amoroso 

Palestras: 

“Questões jurídicas sobre tombamento”, com Rachel Lopes Q. Chacur – Advogada, doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia do Ministério da Ciência e Tecnologia. 

“A fotografia de restauro”, com Felipe Cohen – Jornalista e fotógrafo profissional, é consultor em multimídia para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

“Arquitetura, preservação e história – Fazenda Itahyê, Santana de Parnaíba, SP”, com Valdemir Lúcio Rosa – Arquiteto e urbanista, é doutor e especialista em Patrimônio Histórico pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas. Coordenador e docente da Área de Tecnologia na Associação Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo e da pós-graduação latu-senso Conceber e Construir. Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB SP). Ocupou cargos de gestão pública na Prefeitura de São Roque e é sócio-diretor da VLR Arquitetura & Urbanismo e Patrimônio & Restauro. 

16h | Restauro, preservação e seus instrumentos 

Mediação: Rachel Pellozo 

Palestras: 

“O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão de bens tombados”, com Raquel Nery – Arquiteta e urbanista, é mestre em Projeto, Espaço e Cultura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Foi professora na pós-graduação do Curso de Especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi/UERJ). Idealizou e implantou o planejamento estratégico para bens tombados. Organizadora do Movimento São Paulo Restauro & Memória. 

“Estrada de Ferro Campos do Jordão”, com Ayrton Camargo e Silva – Arquiteto e urbanista, é especialista e mestre em Planejamento Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas. É professor convidado da mesma universidade e membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/Brasil). Foi diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão, conduzindo os trabalhos de sua recuperação e dinamização. 

“Casa Branca e os desafios da preservação de seu patrimônio histórico: da colônia de açorianos até os casarões do café”, com Mariana Horta – Arquiteta e urbanista, é Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Membro do Conselho Municipal de Turismo do Município e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Casa Branca. 

“O restauro da Fazenda Santa Gertrudes”, com Luís Felipe Botelho de Medeiros – Agrônomo pela Texas A&M University e gestor da Fazenda Santa Gertrudes e na SG Sociedade Agrícola. 

Governo do Estado de SP