MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

20º Festival de Cinema Judaico

O MIS integra a programação do Festival de Cinema Judaico, que chega à sua 20ª edição em 2016. No Museu, o evento acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, com exibição de seis longas-metragens de diversos países com temática judaica. Conheça a programação!

Data

05/08/2016

Horários

Confira os horários na programação ao lado

O 20º Festival de Cinema Judaico também acontece em outras salas da cidade. Mais detalhes sobre podem ser conferidos em: hebraica.org.br/fcjsp

O MIS integra a programação do Festival de Cinema Judaico, que chega à sua 20ª edição em 2016. No Museu, o evento acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, com exibição de seis longas-metragens de diversos países com temática judaica.

Esta edição do é dedicada à atriz israelense Ronit Elkabetz, que faleceu em abril deste ano. Ela veio ao Brasil em 2009, para exibição de seu filme Shivá, seguido por bate-papo com o público. Seu magnetismo e seu talento conquistaram a todos que a conheceram no Festival.

As sessões acontecem às 18h e 20h no Auditório LABMIS (66 lugares). O ingresso é gratuito e deve ser retirado com 1h de antecedência de cada exibição. 

5 de agosto, sexta
18h
Pequenos Anjos
 
20h
Síndrome de Bentwich
 
6 de agosto, sábado
18h
Cada rosto tem um nome
 
20h
Banquetes Imaginários
 
7 de agosto, domingo
18h
Levante o Telhado
 
20h
Como ganhar inimigos
 
Sinopses
Banquetes Imaginários / Festins Imaginaires
França / Bélgica, 2015, 69 min.
Direção: Anne Georget
Nos campos de concentração nazistas, em campos de trabalho soviéticos, nos acampamentos de guerra japoneses, deportados e presos escreviam receitas; centenase milhares. Homens e mulheres, jovens e idosos, de todas as nacionalidades …assumiram riscos para a produção de uma literatura que pode parecer trivial, mas que revela um ato incrível e universal de resistência. A maioria dessas anotações permaneceram em esconderijos das famílias por décadas. Banquetes Imaginários conta a história de cinco coleções de receita escritas em prisões. Além da história da sua escrita, o filme explora o significado destas receitas. Sãomemórias, sonhos, testamentos, planos para o futuro? Por que e como a partilha dessas receitas se tornaram um ato universal de resistência? Alimento para o corpo, alimento para o pensamento, alimento para a alma.

Cada rosto tem um nome / Every Face Has a Name
Suécia, 2016, 73 min 
direção:MagnusGertten
Prêmio Focal de 2016 – FIPRESCI Award 2015, Jerusalém 2015 Menção honrosa,
O que éser capturado durante a guerra e confundido com um espião? Como é viver seis anos na clandestinidade vestida como uma menina, quando você é um jovem rapaz?   Elsie, Bernard, Nerit e outros sobreviventes da 2ª Guerra Mundial contam suas histórias de como eles se descobriram em um filme de arquivo de28 de abril de 1945. O dia em que foram finalmentelibertados dos campos alemães. No filme , são rostos anônimos em grandes multidões de refugiados. Mas todos eles têm um nome. E todos eles têm uma história para contar. Histórias sobre fugas, sobrevivência esobre começar de novo. Assim como as muitas histórias que ouvimos sobre refugiados na Europa hoje.
 
Levante o telhado / Raise the Roof
EUA, 2014, 84 min
Direção: Yari e CaryWolinski
Washington e Philadelphia 2015 Melhor Filme Júri Popular
Uma equipe internacional persegue um sonho improvável de reconstruir uma das magníficas sinagogas de madeira perdidas na Polônia.
Esta maravilha arquitetônica se originou na pequena cidade do século 18 de Gwoździec. Dentro da complexa estrutura, o salão de orações foi adornado com inscrições hebraicas e animais pintados em cores vivas. Eventualmente, mais de 200 dessas sinagogas de madeira foram queimadas pelosnazistas . Embora nem judeus nem polacos, dois ex-estudantes da Universidade de Geórgia arquitetaram um plano para reconstruir esta maravilha arquitetônica.  Empregando velhas ferramentase técnicas artesanais, a equipe busca a recriação do telhado e dos murais com seus intrincados desenhos. Apesar de prazos aparentemente impossíveis, chuvas marteladas e exaustão, uma profunda relíquia lentamente se ergue das cinzas.
Bonito de se ver e sustentado por melodias klezmer tradicionais, LEVANTE O TELHADO é uma história inspiradora de como talentos combinados em arte e ciência trouxeram de volta à vida um artefato perdido para a história.
 
Pequenos Anjos / Little Angels
Holanda, 2015, 76 min
Direção: Marco Niemeijer
Prémio Europa 2015
Pouco antes de sua morte, a avó do cineasta, Enny (97)mostra-lhe vídeos de família que ilustram seu primeiro casamento, em Amsterdam. Ela nunca tinha falado sobre essa época da sua vida. A única testemunha para esse passado distante é o retrato emoldurado das primeiras duas filhas de Enny – Glenda e Myrna, que perderam a vida em Auschwitz. A filha Tascha (68) , tia do cineasta, ainda é incapaz de separar-se de sua mãe. O filme mostra essa relação simbiótica entre sua tia Tascha e a avó Enny , ainda atormentada pela trágica perda das filhas.
 
A SíndromeBentwich / The Bentwich Syndrome
Israel, 2015, 68 min
Direção: GurBentwich& Maya Kenig
Melhor Filme DocumentárioIFF 2016 
O diretor GurBentwich conta a história de sua família de uma maneira muito criativa e bem humorada.  Além de uma extensa pesquisa, ele faz uma longa viagem para conhecer melhor seus parentes e sua origem. O documentário utiliza fotos, filmes antigos, em animações divertidas .
 
Como Ganhar Inimigos / Como Ganar Enemigos
Argentina, 2016, 80 min
Direção: Gabriel Lichtmann
Lucas é um jovem advogado judeu que gosta de histórias de detetive. Quando ele conhece Barbara em um café, se apaixona. Ela é inteligente, sexy e tem muito bom gosto literário. Mas as coisas nem sempre são o que parecem. Após um encontro na casa de Lucas, ele acorda e Barbara e suas economias desapareceram . Determinado a encontrá-la e a resolver o mistério, Lucas usa suas habilidades de detetive .
 
Governo do Estado de SP