MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

21º Festival de Cinema Judaico no MIS

Mostra traz destaques do cinema com temática judaica de todo o mundo. O Museu participa do Festival com sessões nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto. Entrada gratuita

Data

03/08/2017 a 06/08/2017

Horários

quinta e sexta, às 19h sábado e domingo, às 17h e 19h

Mais uma vez, o MIS integra a programação do Festival de Cinema Judaico, que chega a sua 21ª edição em 2017. No Museu, o evento acontece entre os dias 3 e 6 de agosto, com exibição de seis longas-metragens de diversos países com temática judaica. As sessões acontecem no Auditório LABMIS (66 lugares). O ingresso é gratuito e deve ser retirado com 1h de antecedência de cada exibição.

O 21º Festival de Cinema Judaico também acontece em outras salas da cidade (CineSesc, Cinemark, Livraria Cultura e Casa das Rosas). A seleção deste ano traz películas de ficção e documentários com temas atuais como feminismo, imigração, direitos humanos, resistência, romance, comédia e música. Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos em: hebraica.org.br/fcjsp

Confira abaixo a programação do MIS.

03.08 – Quinta-feira

19h

Fique quieto/Keep quiet (Direção: Sam Blair, Hungria/Reino Unido, 2016, 93 min, Documentário)

Um notório antissemita e fascista sofre uma transformação surpreendente após descobrir ser judeu, passando por um exame provocador de realinhamento espiritual e ideológico. Csanád Szegedi cresceu entre as fileiras do partido de extrema-direita da Hungria e construiu uma carreira baseada na negação do Holocausto. Seu mundo é abalado ao descobrir que seus avós maternos não eram apenas judeus, mas sobreviventes do Holocausto. A revelação chocante provoca uma improvável, mas aparentemente genuína conversão de um provocador preconceituoso em um judeu devoto. Será a história de Szegedi uma verdadeira epifania ou um ato de fraude e de impropriedade moral? 

04.08 – Sexta-feira

19h

Pela segunda vez/The Second time around (Direção: Leon Marr, Canadá, 2016, 107 min, Romance)

Katherine é uma viúva independente e vivaz, que adora ópera. Uma noite, saindo do teatro, cai na escadaria e quebra o quadril. Determinada a ter uma rápida recuperação, ela concorda em passar um tempo em uma casa de repouso onde conhece Isaac Shapiro, um imigrante polaco um tanto rabugento. Ao longo do tempo, o amor compartilhado pela música aproxima cada vez mais os dois amigos. Com dois atores veteranos, Linda Thorson e Stuart Margolin, no elenco e vencedor de dois prêmios Emmy, o filme retrata o poder restaurador das segundas chances.

05.08 – Sábado

17h

Harmonia/Harmonia (Direção: Ori Sivan, Israel, 2016, 98 min, Drama)

Um casal de músicos sem filhos procura formar uma família em uma adaptação contemporânea do conto bíblico de Abraão e Sarah. A bela harpista Sarah é casada com Abraham, o condutor carismático da Orquestra Filarmônica de Jerusalém. Sem filhos, sua vida melancólica gira em torno da música. Quando Hagar, uma jovem trompetista de origem árabe se junta à orquestra e forma um relacionamento pessoal próximo com Sarah, novos caminhos surgem e Hagar se oferece para gerar o bebê do casal. Nascem dois prodígios rivais – um judeu, um árabe – levando a um choque metafórico de culturas que só pode ser reconciliado através da música. O filme recebeu o prêmio de Melhor Fotografia e Prêmio Lia Van Leer do Festival de Jerusalém 2017.

19h

Nós somos os judeus de Breslau/Wir sind juden aus Breslau (Direção: Karin Kaper e Dirk Szuszies, Alemanha, 2016, 108 min, Documentário)

Quatorze sobreviventes da II Guerra são os protagonistas do documentário. Recordam claramente o seu antigo ambiente judaico em Breslau e os terríveis acontecimentos que se seguiram ao seu exílio. Anos mais tarde, alguns se esforçaram para voltar à cidade natal, onde se encontra, hoje, a cidade polonesa de Wrocław. Muitos contam sua experiência em seus novos países, após a perseguição e a saída dos campos.

06.08 – Domingo

17h

Rabbi Wolf: Um cavalheiro perante Deus/ Rabbi Wolf: A Gentleman Before God (Direção: Britta Wauer, Alemanha, 2017, 90 min, Documentário)

O extraordinário Rabi Wolff está próximo dos seus 90 anos e é o rabino mais não convencional de todos. Acompanhamos sua história, suas viagens entre Alemanha e Inglaterra, e seu dia a dia agitado. Ele é um cavalheiro muito religioso, mas, acima de tudo, um homem que esbanja alegria de viver. O filme recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico Festival Achtung 2017.

19h

Jerry Lewis: o homem por trás do palhaço/ Jerry Lewis: The Man Behind The Clown (Direção: Gregory Monro, EUA, 2016, 60 min, Documentário/Biografia)

Jerry Lewis, conhecido mundialmente por ser um excelente cômico, foi muito mais do que apenas um palhaço, mas um artista completo, dirigindo muitos de seus filmes. Suas influências passaram por Chaplin e Keaton, culminando num estilo particular inesquecível para os que se divertiram com sua obra. O filme conta sua história desde a infância até os dias de hoje. Como ele alcançou tamanho sucesso? Contam que os pais não deram a devida importância ao seu Bar Mitzvá e isso mexe com qualquer garoto judeu.

Governo do Estado de SP