MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

27º Festival Internacional de Curtas de São Paulo

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo chega à sua 27ª edição exibindo cerca de 400 filmes de mais de 60 países, que foram selecionados em meio a mais de 3550 inscritos, além de títulos convidados. Totalmente gratuita, a programação acontece em sete salas de cinema da capital, dentre elas, o MIS. Conheça a programação!

Data

25/08/2016 a 04/09/2016

Horários

Confira as datas e horários das sessões no link ao lado

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo chega à sua 27ª edição exibindo cerca de 400 filmes de mais de 60 países, que foram selecionados em meio a mais de 3550 inscritos, além de títulos convidados. Totalmente gratuita, a programação acontece em sete salas de cinema da capital, dentre elas, o MIS.
 
Com o tema O Estado do Mundo, a edição destaca filmes que tratam de questões sociais, políticas e comportamentais que estão presentes em nosso dia-a-dia, como a censura e a liberdade de expressão, imigrações e a xenofobia, os direitos e a violência contra as mulheres, a acessibilidade e a inclusão das diferenças. A programação é dividida em mostras principais Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros e nos Programas Especiais, além de Atividades Paralelas, que incluem debates, workshop e uma instalação fotográfica. 
 
O Festival de Curtas vai além da exibição de filmes. A programação traz diversas atividades paralelas abertas ao público no MIS. Entre as atrações, está a instalação audiovisual Invasão, da jovem fotógrafa Dáurea Gomes, do Rio de Janeiro, que estará em exposição de 25 de agosto a 03 de setembro. Utilizando fotos e áudios, ela demonstra a posição de mulheres em meio a olhares e “cantadas” masculinas. 
 
Convidada do Festival e do Coletivo Vermelha, a sueca Ellen Tejle vem ao Brasil pela primeira vez e participa da conversa Desigualdade de Gênero no Audiovisual, que acontece no MIS no dia 28 de agosto, às 19h. Aos 32 anos, a programadora de uma sala de cinema em Estocolmo ficou conhecida por realizar a campanha que popularizou o Teste de Bechdel, que avalia o índice de participação feminina nas telas e hoje garante que a Suécia seja hoje um dos países com melhor igualdade de gênero no audiovisual.
 
E de Portugal, vem o diretor Pedro Serrazina, que dará o workshop de animação Cidade Sonhada São Paulo/Lisboa, entre os dias 01 e 03 de setembro, também no MIS. Com vagas limitadas e indicado para profissionais e estudantes de cinema, arquitetura e design, as aulas propõem a produção de animações que relacionam os espaços urbanos do Brasil com imagens de Lisboa. As inscrições serão abertas em breve no site do Festival. 

Clique aqui para acessar a programação do Festival no MIS.

Governo do Estado de SP