MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

3ª Mostra Ecofalante de cinema ambiental

Em sua terceira edição, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental pretende chamar a atenção da população paulistana para diversas questões ambientais, por meio da exibição de mais de 60 filmes, entre longas, médias e curtas-metragem, além da realização de debates, homenagens e participação de convidados nacionais e internacionais. Conheça a programação completa.

Data

22/03/2014 a 27/03/2014

Horários

Confira os horários na programação ao lado

Retirada de ingressos com 1h de antecedência

Conheça a programação completa da Mostra no site: www.ecofalante.org.br/mostra

Em sua terceira edição, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental pretende chamar a atenção da população paulistana para diversas questões ambientais, por meio da exibição de mais de 60 filmes, entre longas, médias e curtas-metragem, além da realização de debates, homenagens e participação de convidados nacionais e internacionais.

A programação de filmes e debates será guiada por cinco eixos temáticos – Cidades, Povos e Lugares, Energia, Economia e Campo. O MIS recebe a retrospectiva histórica do realizador japonês Kaneto Shindo e uma homenagem ao jornalista e cineasta Washington Novaes.

 
Conheça a programação completa:
 
22 de março, sábado
18h 
Dragão Felizardo Nº 5 (Japão, 115 min)
 
20h30
Filhos de Hiroshima (Japão, 97 min)
 
23 de março, domingo
18h
O Homem (Japão, 117 min)
 
20h30
A Ilha Nua (Japão, 94 min)
 
25 de março, terça
19h
Xingu – A Terra Mágica / Xingu – A Terra Ameaçada (Brasil, 104 min)
 
21h
Debate Homenagem – Washington Novaes
 
26 de março, quarta
19h
Amazonas, a pátria da água (Brasil, 52 min) 

21h
Desafio do Lixo (Brasil, 108 min)
 
27 de março, quinta
19h 
A Mãe (Japão, 100 min)
 
21h
Onibaba (Japão, 103 min)
 
Sinopses
Filhos de Hiroshima
Children of Hiroshima/ Gembaku no Ko
Dir.Kaneto Shindo, 
Japão, 1952, 100’
Hiroshima pós-guerra. Já se passaram quatro anos desde a última vez que ela visitou sua cidade natal. Takako enfrenta os efeitos da bomba atômica quando viaja ao redor da cidade para visitar velhos amigos.
Classificação Indicativa: 14 anos
 
O Homem
Human/ Ningen
Dir. Kaneto Shindo, 
Japão, 1962, 116’
O barco Netuno fica à deriva após uma violenta tempestade. O desespero dos quatro tripulantes aumenta quando a comida e a água terminam.
Classificação Indicativa: 14 anos
 
Dragão Felizardo Nº 5
Lucky Dragon Nº 5/ Daigo Fukuryu Maru
Dir. Kaneto Shindo, 
Japão, 1959, 110’
Em 1954, logo após os testes nucleares dos EUA no Atol de Bikini, a tripulação de um navio pesqueiro sofre com a contaminação radioativa.
Classificação Indicativa: 10 anos
 
A Mãe
Mother/ Haha
Dir. Kaneto Shindo, 
Japão,1963, 100’
Tamiko é mãe solteira. Seu filho está ficando cego. O diagnóstico é tumor cerebral. Não há dinheiro para a cirurgia. Ela pede auxílio à mãe, Yoshie. A ajuda financeira é negada, mas Yoshie arranja um casamento para Tamiko, a fim de que o novo marido pague pela urgente cirurgia.
Classificação Indicativa: 14 anos
 
Onibaba – A Mulher do Demônio
Onibaba
Dir.Kaneto Shindo, 
Japão, 1964, 100
Século 14, Japão. Esperando o filho que está na guerra, uma mulher e sua nora sobrevivem em uma aldeia através de tocaias que armam para alguns soldados, matando-os e vendendo seus pertences. Com a morte do filho, a mãe põe em prática um plano diabólico para manter a companhia de sua nora.
Classificação Indicativa: 16 anos
 
A Ilha Nua
The Naked Island/ Hadaka no Shima
Dir. Kaneto Shindo, 
Japão, 1960, 95
O filme lida com a vida difícil de uma família de quatro pessoas, os únicos habitantes de uma pequena ilha japonesa no arquipélago Setonaikai. Várias vezes por dia eles remam até a ilha vizinha para buscar água para os seus campos miseráveis. 
Classificação Indicativa: Livre
 
Amazonas, a pátria da água
Dir. Washington Novaes, 
Brasil, 1980, 52’
Em seu primeiro contato com o Xingu, região que voltaria diversas vezes ao foco de seu trabalho, Washington Novaes documenta os povos indígenas para a série Globo Repórter.
Classificação Indicativa: Livre
 
Xingu, a terra mágica – Episódio 1
Dir. Washington Novaes, 
Brasil, 1984, 52’
Em 1984, Washington Novaes documentou cinco grupos indígenas na região do Xingu. O resultado foi a série “Xingu – A Terra Mágica”, exibida pela primeira vez em 1985 na TV Manchete, com grande sucesso e várias premiações.
Classificação Indicativa: Livre
 
Xingu, a terra ameaçada – Episódio 1
Dir. Washington Novaes, 
Brasil, 2007, 52’
Em 2006, 22 anos após "Xingu, a terra mágica", Washington Novaes retornou à região para documentar os mesmos grupos – Waurá, Kuikuro, Yawalapiti, Metuktire e Panará. O resultado foi "Xingu – A Terra Ameaçada".
Classificação Indicativa: Livre

O desafio do lixo – Episódio 1
Dir. Washington Novaes, 
Brasil, 2001, 55’
Com a incumbência de retratar o problema do lixo e mostrar as bem sucedidas experiências na busca de soluções para essa grave questão, Washington Novaes e a equipe da TV Cultura viajaram mais de 70 mil quilômetros pelas Américas e Europa para realizar a série "Desafio do Lixo". O primeiro episódio da série se debruça sobre os Estados Unidos, com destaque para o esgotamento dos aterros sanitários, a coleta seletiva, a reciclagem e o lixo nuclear.
Classificação Indicativa: Livre
 
O desafio do lixo – Episódio 5
Dir. Washington Novaes, 
Brasil, 2001, 53’
Com a incumbência de retratar o problema do lixo e mostrar as bem sucedidas experiências na busca de soluções para essa grave questão, Washington Novaes e a equipe da TV Cultura viajaram mais de 70 mil quilômetros pelas Américas e Europa para realizar a série "Desafio do Lixo". O quinto episódio da série é focado na experiência brasileira com reciclagem de alumínio, metal, embalagens e baterias, bem como no destino dos afluentes rurais. 
Classificação Indicativa: Livre
Governo do Estado de SP