32º Festival MixBrasil | MixLab Spcine
15.11
21.11
Data
De 15 a 21.11
Horário
Diversos horários
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares), Auditório LABMIS e Sala de Interfaces (30 lugares)
Na vanguarda da formação e capacitação, o Festival MixBrasil apresenta a nona edição do MixLab SPCine, dedicada a fortalecer o conhecimento e habilidades de profissionais do audiovisual. Esta iniciativa do MixBrasil em parceria com a Spcine integra oficinas e workshops com temas que abrangem narrativas inclusivas e uso de tecnologias emergentes como a realidade aumentada e experiências imersivas. O MixLab SPCine conecta profissionais a especialistas nacionais e internacionais. Esses encontros oferecem ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de um audiovisual mais inclusivo, representativo e sustentável.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
15.11, sexta, às 14h
Auditório LABMIS
Criando Mundos: Processos Criativos e Oportunidades na Produção Digital, com Josephine Derobe e Léo Silva Pinto
A conferência será dividida em duas partes de 30 minutos cada. Na primeira, Joséphine Derobe, autora e diretora, explicará seu processo criativo na criação de “Urso, veado, gato e outros bichos”. Ela compartilhará os desafios enfrentados e as descobertas feitas durante a escrita e produção. Será também uma oportunidade para falar sobre seus próximos projetos e os novos universos que explora.
Na segunda parte, Léo apresentará o funcionamento do estúdio e da produção Small Creative, oferecendo uma visão mais clara da trajetória percorrida ao longo de quase uma década da sua existência. Ele fará um balanço do primeiro ano de distribuição de “Moi Fauve” e explorará as perspectivas futuras deste projeto. Além disso, Léo iniciará um diálogo sobre as diversas oportunidades disponíveis para o público, artistas, espaços culturais e produtores brasileiros e lusófonos no campo da criação digital em parceria com a Small Creative.
16.11, sábado, às 18h
Auditório LABMIS
Vamos Falar Sobre Simbiose Comunitária: Aprendendo com o Reino Fungi, com Selva Gonzalez e Nelson Menolli Jr
O Festival MixBrasil te convida a explorar a interseção entre arte, ciência e comunidade em um diálogo entre Selva González e a comunidade de micologia de São Paulo. A discussão será em torno do valor da divulgação científica e a relação entre seres humanos e o meio ambiente, celebrando a diversidade da comunidade LGBT+.
19.11, terça, às 14h
Auditório MIS
Formação Spcine Convida NANAI Studio: Aprendendo com a Natureza Através da Tecnologia
Selva González compartilha processos criativos, pesquisas e políticas que fazem parte das experiências audiovisuais digitais, instalações imersivas e interativas que desenvolve com o coletivo de amigas do NANAI Studio. Este intrincado tecido interdisciplinar de criadoras mulheres e LGBT+ representa perspectivas novas e relevantes na cena XR da América Latina e Europa.
20.11, quarta, às 17h
Sala de Interfaces (30 lugares)
Os 15 anos do Queer Palm do Festival de Cannes e o Lançamento do Queer Palm Lab, com seu diretor Franck Finance-Madureira
A Queer Palm é o prêmio queer do Festival de Cannes para filmes de longa e curta-metragem que abordam temas ou personagens LGBT+, feministas ou que desafiam as normas de gênero. Todos os anos, um júri – composto por cinco diretores, atores e profissionais do cinema internacional – delibera sobre uma seleção de filmes que abrangem todas as competições de Cannes. Os jurados da Queer Palm já foram presididos por cineastas como Lukas Dhont, John Cameron Mitchell, Bruce LaBruce, João Pedro Rodrigues, Julie Gayet, Virginie Ledoyen, Travis Mathews e Desiree Akhavan.
A ação conta com a presença de Franck Finance-Madureira, diretor do Queer Palm, num bate-papo sobre os 15 anos do prêmio. Além disso, a palestra celebrará a criação do Queer Palm Lab, um programa anual de mentoria destinado a apoiar projetos de primeiro longa-metragem de todo o mundo para nutrir o cinema queer do amanhã. Todos os anos, cinco vencedores recebem apoio personalizado e coletivo ao longo do ano e participam de uma residência para escrever e desenvolver seus projetos de longa-metragem. Eles também são convidados pelo Festival de Cannes para apresentar seus projetos aos profissionais do cinema.
21.11, quinta, às 17h
Auditório LABMIS
Membrana Semipermeável: Subjetividade Queer, Computação e a Crise do HIV/AIDS
Em sua pesquisa criativa recente, Marcos Serafim explora as interseções entre subjetividades queer e os impactos da computação, das redes digitais e do legado midiático da crise do HIV/AIDS na formação de identidades políticas dissidentes. Nesta investigação poético-filosófica, Serafim aborda as dinâmicas da pós-verdade explorando o vírus e o viral, a morte e a sexualidade, e revelando como sistemas tecnológicos e narrativas midiáticas informam potenciais políticos. Suas obras recentes “Autoimune” e “Membrana Semipermeável” questionam a permeabilidade dos limites entre identidade, memória e os efeitos de estruturas computacionais corporativas, utilizando IA para a geração de vídeo, e viabilizando tensões críticas entre corpo e código, desejo e sobrevivência, penetrante e penetrado.
21.11, quinta, às 19h
Auditório LABMIS
Analisando Estruturas para um Futuro Interseccional: Produção e Linguagem no Cinema, com Victoria Negreiros e Tiê Villares
O workshop propõe uma reflexão crítica sobre as práticas de produção e linguagem no cinema contemporâneo, enfatizando a interseccionalidade como chave para entender e transformar as narrativas audiovisuais. Serão abordadas questões de raça, gênero, classe e sexualidade entrelaçadas nas estruturas de poder da indústria cinematográfica, bem como suas implicações na representação e na recepção do público.