33ª edição – Festival Curta Cinema
26.04
27.04
Data
26 e 27.04
Horário
Às 17h e às 19h
Ingressos
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS
Classificação: de acordo com cada programa
Desde 1991, o Festival Curta Cinema é um espaço de fomento e promoção das produções de curta duração, apresentando filmes de diferentes países, além de valorizar as produções nacionais através de programas competitivos de filmes e programas especiais. Em sua 33ª edição, o festival exibirá 150 produções de 32 países diferentes, divididos entre as mostras competitivas e os programas especiais. O MIS recebe, nos dias 26 e 27 de abril, quatro programas especiais dessa edição, sempre com entrada gratuita.
Confira a programação:
26 de abril, sexta-feira | 17h
Programa Manifest
Filmes dirigidos e protagonizados por mulheres. Uma parceria com a Embaixada da França no Brasil.
47 pouces
(dir. Pascale Mompez, Brasil/França, 2023, 21 min)
Certa noite, Zélie, uma menina de sete anos, vê o pai voltando para casa com a jovem tia Clara. Clara está triste, não sai do quarto e usa bandagens nos pulsos. Diante do mistério dessa porta fechada, Zélie entende que, para tirar a tia da melancolia, basta ajudá-la a dissipar as nuvens em sua cabeça.
She is Oh Oh
(dir. Léa Reguillot, França, 2023, 8 min)
Sofia é sociável, bilíngue, vulgar, parisiense, D.I.S.C.O. A garota sonha com uma realidade que mais se assemelhe a ela: mais divertida e mais poética. Os videntes não podem lhe dizer o que seu futuro reserva, apenas seu aplicativo de monitoramento de bitcoin pode, e sua determinação inabalável de um dia enfrentar Jean-Claude Van Damme, seu ídolo.
Dolce casa
(dir. Stéphanie Halfon, França, 2023, 22 min)
Maggy, 63 anos, está sozinha em uma casa grande e luxuosa. Durante todo o dia, ela embala caixas. Finalmente chegou a hora de ir embora e sair de sua jaula dourada, onde viveu durante anos sob o jugo do ex-marido, aquele que lhe prometera a “dolce vita” e que era dono da sua vida como era dono das paredes da casa. Hoje os filhos estão crescidos e Maggy recebeu ordem judicial para sair do imóvel. Ela não trabalhou, ela não tem direito a nada.
Os príncipes
(dir. Camille Hamet, França, 2023, 21 min)
Uma jovem apaixonada pelo remo entra para uma equipe de prestígio como timoneira, poucas semanas antes de uma importante competição, e logo fica fascinada pelos remadores. Seus sonhos então se transformam em uma única obsessão: tornar-se um deles.
26 de abril, sexta-feira | 19h
Programa Total Refusal
Total Refusal é uma guerrilha midiática pseudo-marxista focada na intervenção artística e na apropriação de videogames convencionais. Nós atualizamos os videogames para revelar o aparato político além das texturas brilhantes e hiper-reais dessa mídia.
Kinderfilm
(dir. Adrian Jonas Haim, Robin Klengel e Michael Stumpf, Áustria, 2023, 11 min)
É um dia comum no jogo Grand Theft Auto V: as ruas estão lotadas de carros; as pessoas seguem suas rotinas, fazem churrascos em seus jardins ou tomam sol na praia. E, no entanto, o mundo do jogo é marcado por uma grave ausência: um futuro perdido que foi suspenso por questões de segurança. Incapaz de nomear o vazio, o protagonista Edgar segue os rastros do que falta no algoritmo de sua realidade. Explorando a estranheza da sua normalidade, ele redescobre um mundo lindo, mas apavorante.
Hardly working
(dir. Susanna Flock, Robin Klengel, Leonhard Müllner e Michael Stumpf, Áustria, 2023, 21 min)
NPCs são máquinas digitais de Sísifo que não têm perspectiva de sair de seus ciclos de atividade. Nos momentos em que o algoritmo apresenta inconsistências, os NPCs fogem da lógica da normalidade total e, de forma comovente, se parecem humanos.
Desconstructing the bridge
(dir. Adrian Jonas Haim, Jona Kleinlein, Leonhard Müllner, Áustria/Holanda, 2020, 24 min)
Turismo sombrio na lama do Market Garden.
How to disappear
(dir. Robin Klengel, Leonhard Müllner e Michael Stumpf, Áustria, 2019, 21 min)
Um filme anti-guerra no verdadeiro sentido da palavra, “How to disappear” busca possibilidades de paz no lugar mais improvável de um jogo de guerra online. É um tributo à desobediência e à deserção – tanto na guerra digital como na guerra física e real.
Operação Jane Walk
(dir. Robin Klengel e Leonhard Müllner, Áustria, 2018, 16 min)
Uma cidade através da arquitetura de um jogo de tiro online.
27 de abril, sábado | 17h
Programa Interfilm Berlin
Fundado em 1982 – alguns anos antes do Festival Curta Cinema – Interfilm Berlin é um dos mais antigos festivais de cinema do mundo. Além da longevidade, ambos os festivais partilham uma dimensão internacional e uma paixão pelos curtas-metragens. Interfilm Berlin apresenta uma programação especial de filmes produzidos na Alemanha, que inclui documentários falsos, animação, ficção e filmes parcialmente experimentais. Uma pequena demonstração do que podem ser os curtas-metragens.
A arte da autenticidade
(dir. Carlo Oppermann, Alemanha, 2022, 6 min)
Com excelente atuação e um timing cômico terrivelmente eficaz, este filme lida perfeitamente com a ironia para nos fazer rir, mas também nos confronta com nossos excessos e negligências.
Fronteira fluida
(dir. Joana Vogdt, Alemanha, 2020, 17 min)
1980. As fronteiras germano-alemãs. Bem no meio de um lago, corre uma “fronteira fluida”, precisamente definida entre a Alemanha Oriental e a Ocidental. Certa noite, uma tempestade desloca uma das boias que formam a fronteira. Enquanto os guardas fronteiriços do Leste e do Oeste tentam restaurar a fronteira, dois topógrafos jogam fora os seus preconceitos e destroem as suas fronteiras.
Amigos
(dir. Florian Grolig, Alemanha, 2019, 8 min)
O “pequeno” é, bem, pequeno, e o “grande” definitivamente é muito, muito grande. Eles são amigos. Com um bom amigo, você pode superar todos os problemas, é o que gostaríamos de acreditar – mas isso é obviamente um absurdo.
Rinoceronte a galope
(dir. Eric Schmitt e Stephan Müller, Alemanha, 2023, 15 min)
Bruno percorre a cidade em busca de sua alma. Movido por sua curiosidade, ele está levantando a velha cortina empoeirada da percepção incrustada da cidade.
Momentum
(dir. Boris Seewald, Alemanha, 2013, 7 min)
Para Patrick, uma tortilla iniciou seu momento de autodescoberta. Com dança exuberante e uma paixão mágica, ele compartilha sua inspiração e convida todos a participarem.
Ties
(dir. D Dina Velikovskaya, Alemanha, 2019, 7 min)
Uma filha deixa a casa da família para viver sozinha quando adulta. Mesmo assim, ela continua ligada ao lugar de onde vem, o que traz consequências para todos.
Como minha avó virou uma cadeira
(dir. Nicolas Fattouh, Alemanha, 2020, 10 min)
A avó perde os cinco sentidos, um após o outro, até se transformar numa cadeira de madeira. Ao longo de sua transformação, ela percebe que sua governanta não é o animal selvagem que ela pensava que fosse, mas o membro da família carinhoso e forte que ela procurava.
Facelift
(dir. Dennis Stein-Schomburg e Jan Riesenbeck, Alemanha, 2019, 7 min)
Reflexões mais ou menos filosóficas sobre a vida, a morte, a existência e todo o resto.
27 de abril, sábado | 19h
Programa Interzona Midnight
Programa que mostra um panorama dos novos curtas-metragens de terror produzidos no Brasil.
Amor irreal
(dir. Lucas Reis, Brasil, 2023, 6 min)
Um longo áudio pode abrir feridas irreparáveis. Atitudes também.
Arapuca
(dir. Joel Caetano, Brasil, 2023, 20 min)
Em “Arapuca”, acompanhamos o cotidiano de Marcos, um homem que volta a sua antiga casa para cuidar de seu pai, que está em estágio avançado de uma doença degenerativa que o priva de ver com clareza a realidade em sua volta. Marcos não consegue se comunicar com o pai e essa invisibilidade está corrompendo-o aos poucos, principalmente por impedi-lo de encontrar respostas para algo que o incomoda há muito tempo na relação entre os dois.
Blockbuster
(dir. Rafael Toledo, Brasil, 2023, 10 min)
Blockbuster é uma sátira que acompanha Abel, um diretor amador determinado a resgatar o charme dos efeitos práticos do cinema clássico, orquestrando a explosão real de um edifício para seu próximo filme. O curta conta a história de um diretor de cinema não convencional, trazendo luz para as peculiaridades e os traços egocêntricos comuns entre diretores que priorizam sua arte acima de tudo. A produção também procura discutir as consequências de seus empreendimentos artísticos, mostrando como sua intensa dedicação pode levar a resultados de beleza notável ou destruição profunda. “Blockbuster” se torna uma crítica e uma homenagem ao espírito criativo e à dedicação inabalável que define a arte do cinema.
Cáustico
(dir. Wesley Gondim, Brasil, 2023, 22 min)
Em uma fazenda remota, mãe e filha fazem uma descoberta que acreditam poder ser a cura para a paralisia da matriarca. No entanto, à medida que desvendam o mistério, elas mergulham em um perturbador thriller de terror psicológico onde sinistros sacrifícios humanos parecem ser a única saída.
Noz Pecã
(dir. Aline Gutierres, Brasil, 2023, 15 min)
Emília tenta descobrir o que aconteceu com sua irmã, Ana, que acordou de manhã inconsciente na pequena aldeia onde vivem. Seu medo da floresta começa a se tornar nulo diante da voz que vem de dentro, chamando-a. Quando a irmã não melhora, Emília enfrenta os seus maiores pesadelos: a floresta e o passado da aldeia.
Olho ruim
(dir. Nicolas Lobato, Brasil, 2023, 11 min)
Após uma sinistra cirurgia ocular, um homem acaba sendo atormentado por visões perturbadoras. Enfaixado e isolado em casa, a escuridão se manifesta e o homem se depara com sua própria insanidade, fazendo de tudo para enfrentar seus medos.
frame do filme “Arapuca”
frame do filme “Amigos”
frame do filme “She is Oh Oh”
frame do filme “47 pouces”