MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

Iniciativa do Memorial da América Latina e da Secretaria de Estado da Cultura, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem como objetivo divulgar e discutir a singularidade estética da cinematografia recente e histórica da América Latina.

Data

13/07/2010 a 18/07/2010

Horários

Confira os horários na programação ao lado.

Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Com o objetivo de divulgar e discutir a singularidade estética da cinematografia recente e histórica da América Latina, a quinta edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo exibe filmes recentes de mais de 15 países.
 
Programação

13 de julho, terça

16h – O Que Você Faria? (Argentina, Espanha, Itália, 2005, 115 min)
Direção: Marcelo Piñeyro
Roteiro: Mateo Gil, Marcelo Piñeyro
Intérpretes: Eduardo Noriega, Najwa Nimri, Eduard Fernández, Pablo Echarri, Ernesto Alterio, Carmelo Gómez, Adriana Ozores, Natalia Verbeke
Sinopse: Sete aspirantes a um posto de alto executivo apresentam-se para um exame de seleção de pessoal para uma empresa multinacional em um arranha-céu de escritórios do complexo Azca. Entre eles, as personalidades mais diferentes: o vitorioso, o agressivo, a mulher insegura, o crítico, o indeciso.

18h – Whisky (Uruguai, Argentina, 2003, 95 min)
Direção: Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll
Roteiro: Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll
Intérpretes: Andrés Pazos, Mirella Pascual, Jorge Bolani, Alfonso Tort
Sinopse: A vida de Jacobo se resume a administrar sua fábrica de meias, onde passa a maior parte do tempo dando ordens à sua fiel assistente Marta, com quem mantém uma relação estritamente profissional, marcada pelo silêncio e pela rotina. A monotonia é quebrada com a inesperada visita do irmão de Jacobo, Herman.

20h – O país dos tenentes (Brasil, 1986, 75 min)
Direção: João Batista de Andrade
Roteiro: João Batista de Andrade
Intérpretes: Paulo Autran, Cássia Kiss, L. Pariz, Ricardo Petraglia, Buza Ferraz, Giulia Gam, Carlos Gregório
Sinopse: No dia em que é homenageado por uma multinacional, um general da reserva entra em crise e começa a rememorar a sua participação nas revoluções de inspiração tenentista. Isolado em sua casa de campo – já cercada pelo avanço da zona periférica – ele relembra as traições, os ideais frustrados e as divergências políticas entre os tenentes. Uma trajetória que coincide com 60 anos de vida política brasileira.


14 de julho, quarta

16h – Impulso (Equador, 2009, 84 min)
Direção: Mateo Herrera
Roteiro: Mateo Herrera, Esteban Monroy
Intérpretes: Cecilia Vallejo, Carlos Racínes, Erika Granda, Tamara Navas, Enrique Acosta, Lady Estrella
Sinopse: Cansada de sua vida na cidade, Jessica decide ir para o campo, seguindo os passos de seu pai. Esta viagem a leva à antiga fazenda de seus tios, na serra de Cayambe, um misterioso lugar onde todos os espelhos estão cobertos de panos pretos. Apenas em seu retraído primo Julio, Jessica encontra a sombra de algum reflexo, por sinal o de sua alma gêmea. Mesmo assim, Jessica suspeita: os habitantes deste casarão guardam um misterioso segredo.

18h – Machuca (Chile, Espanha, 2004, 120 min)
Direção: Andrés Wood
Roteiro: Roberto Brodsky, Mamoun Hassan, Andrés Wood
Intérpretes: Matías Quer, Ariel Mateluna, Manuela Martelli
Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante e Pedro Machuca são dois garotos que vivem em Santiago; o primeiro, num bairro chique, e o segundo, num humilde povoado. Dois mundos separados que o padre McEnroe, diretor de um colégio particular de elite, decide integrar, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. É assim que nasce, entre os garotos, uma amizade plena de descobertas, apesar do clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena no momento do golpe contra Allende.

20h – A aura (Argentina, 2005, 134 min)
Direção: Fabián Bielinsky
Roteiro: Fabián Bielinsky
Intérpretes: Ricardo Darín, Dolores Fonzi, Pablo Cedrón, Alejandro Awada
Sinopse: A alucinada viagem de um taxidermista introvertido, com uma estranha obsessão para um homem honesto: planejou os assaltos mais perfeitos, sempre bem sucedidos devido a uma inteligência que o diferencia de policiais e ladrões. Levado aos bosques do sul, para participar de uma caçada, um trágico acidente traz a ele a possibilidade de executar um verdadeiro delito. E ele o fará enquanto luta contra sua maior fraqueza: é epiléptico, e experimentará a "aura", um aviso, uma iluminação.

15 de julho, quinta

16h – O banheiro do Papa (Uruguai, Brasil, França, 2007, 97 min)
Direção: César Charlone, Enrique Fernández
Roteiro: Enrique Fernández, César Charlone
Intérpretes: César Troncoso, Virginia Méndez, Virginia Ruiz, Mario Silva, Rosário dos Santos, Nelson Lence
Sinopse: Em 1988 o Papa João Paulo II visita Melo, vilarejo no interior do Uruguai. Muitos moradores vêem, nos esperados 50.000 seguidores, clientes em potencial para todo tipo de comes e bebes. Beto é um “bagayero”, que busca mercadorias na fronteira de bicicleta. Para ganhar dinheiro com a visita, tem a idéia de construir um banheiro para cobrar uma “taxa de uso”. Até hoje, a data representa a maior calamidade econômica vivida no vilarejo. Desapontado e sem dinheiro algum, Beto decide começar de novo.

18h – Kamchtka (Argentina, Espanha, Itália, 2002, 103 min)
Direção: Marcelo Piñeyro
Roteiro: Marcelo Figueras
Intérpretes: Ricardo Darín, Cecilia Roth, Héctor Alterio, Fernanda Mistral, Tomás Fonzi, Mónica Scapparone, Milton De La Canal, Matías Del Pozo
Sinopse: Drama ambientado nos anos da ditadura militar argentina, tempos difíceis analisados pelo olhar inocente de Harry, um menino de 10 anos. Em sua vida, só precisa de tempo para brincar e fazer travessuras com seu irmão menor, mas em 1976 tudo muda. Diante da perseguição dos militares da ditadura, a família terá que se esconder, começando uma nova vida que acabará com qualquer resquício de sua infância…

20h – Cinema, aspirinas e urubus (Brasil, 2005, 99 min)
Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes, Paulo Caldas, Karim Aïnouz
Intérpretes: João Miguel, Peter Ketnath, Hermila Guedes
Sinopse: 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, para vender um remédio "milagroso". Cruzando as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, buscam novos horizontes. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade que marcará suas vidas para sempre.

16 de julho, sexta

16h – A teta assustada (Peru, Espanha, 2009, 94 min)
Direção: Claudia Llosa
Roteiro: Claudia Llosa
Intérpretes: Magaly Solier, Susi Sánchez, Efraín Solis, Marino Ballón
Sinopse: Fausta tem o “leite da amargura”, uma doença transmitida pelo leite materno das mulheres que foram violadas ou maltratadas durante a guerra do terrorismo no Peru. A guerra acabou, mas Fausta vive para recordá-la porque “a doença do medo” lhe roubou a alma. Agora, a súbita morte de sua mãe a obrigará a enfrentar seus medos e o segredo que oculta em seu interior: ela introduziu uma batata na vagina, como escudo, como um protetor, e acredita que assim ninguém se atreverá a tocá-la.

18h – Ilusões Óticas (Chile, Portugal, França, 2009, 105 min)
Direção: Cristián Jiménez
Roteiro: Cristián Jiménez, Alicia Scherson
Intérpretes: Paola Lattus, Eduardo Paxeco, Gregory Cohen, Iván Álvarez de Araya, Valentina Vargas, Álvaro Rudolphy, Samuel González, Hugo Medina, Carla Bolito
Sinopse: :É inverno em Valdivia. O segurança de um shopping apaixona-se por uma elegante ladra. Um empregado dedicado é preparado por sua empresa para ficar desempregado. Um esquiador cego recupera a visão e fica aterrorizado com o mundo que ele finalmente vê. O inverno avança. Tudo parece irreal: Ilusões de Ótica.

20h – Dawson, Isla 10 (Chile, Brasil, Venezuela, 2009, 100 min)
Direção: Miguel Littin
Roteiro: Miguel Littin
Intérpretes: Benjamín Vincuña, Bertrand Duarte, Pablo Krögh, Cristián de la Fuente.
Sinopse: A Ilha Dawson, situada no Estreito de Magalhães, servia como acampamento do exército chileno. O golpe de Estado de 11 de setembro de 1973 mudou para sempre sua história, pois foi transformada no centro de detenção mais importante da ditadura chilena. Cerca de 400 presos chegaram a esta ilha, entre eles cerca de trinta ministros e colaboradores de Salvador Allende. Entre os detidos, Sergio Bitar, que escreveu o livro "Dawson, Isla 10", obra em que se baseia o filme.

17 de julho, sábado

16h – Gigante (Uruguai, Argentina, Alemanha, Holanda, 2009, 90 min)
Direção: Adrián Biniez
Roteiro: Adrián Biniez
Intérpretes: Horacio Camandule, Fernando Alonso, Diego Artucio, Fabiana Charlo, Leonor Svarcas
Sinopse: Jara, um guarda de segurança do turno da noite em hipermercado, apaixona-se por uma faxineira do lugar e a observa através das câmaras de vigilância. Logo a vida de Jara transforma-se em uma série de rituais e rotinas que giram em torno dela, e de seu desejo de conhecê-la.

18h – Cinzas do Paraíso (Argentina, 1997, 123 min)
Direção: Marcelo Piñeyro
Roteiro: Aída Bortnik, Marcelo Piñeyro
Intérpretes: Héctor Alterio, Cecilia Roth, Leonardo Sbaraglia, Daniel Kuznieka, Leticia Brédice, Jorge Marrale
Sinopse: Duas mortes dão início a esta história. O juiz Costa Makatantasis morre ao cair do terraço do Palácio de Justiça e, na mesma noite, a jovem Ana Muro é encontrada assassinada com quinze punhaladas. Cada um dos três filhos do juiz se dirá culpado pelo crime da garota. Uma juíza deverá solucionar o caso, em uma história de revelações, intrigas e traições.

20h – Rua 6 s/n (Brasil, 2002, 100 min)
Direção: João Batista de Andrade
Roteiro: João Batista de Andrade
Intérpretes: Marco Ricca, Luciana Braga, João Acaiabe, Henrique Rovira, Christine Fernandes, Umberto Mangnani, Gracindo Jr., André Jorg
Sinopse: Desempregado, Solano recebe de um moribundo a incumbência de entregar a uma tal “Maíra” um pacote de dinheiro. Onde? Numa Rua Seis e nada mais. Mas ruas ou quadras Seis existem por toda parte da periferia, nos arredores do plano piloto da capital brasileira, uma das mais violentas regiões do país. Descontente da vida, Solano parece procurar para si uma outra história. O encontro com “Maíra” se dará como um encontro com seu próprio passado. E, eventualmente, com sua morte.

18 de julho, domingo

16h – Quebra-cabeças (Argentina, 2009, 87 min)
Direção: Natalia Smirnoff
Roteiro: Natalia Smirnoff
Intérpretes: Maria Oneto, Gabriel Goity, Arturo Goetz, Henny Trailes, Felipe Villanueva, Julian Doregger
Sinopse: María del Carmen, uma dona de casa de 50 anos que mora em um subúrbio de Buenos Aires, descobre que tem um Dom, montar quebra-cabeças. No caminho da iluminação conhece Roberto, um milionário de 60 anos que sonha em participar do torneio mundial de quebra-cabeças na Alemanha. Juntos, eles conseguem formar parceiros imbatíveis de jogo. Isto traz uma enxurrada de desejos e descobertas, como a vida vai prosseguir com tudo isto? Exatamente igual, impossível.

18h – Do outro lado da lei (Argentina, Chile, França, Holanda, 2002, 105 min)
Direção: Pablo Trapero
Roteiro: Nicolas Gueilburt, Ricardo Ragendorfer, Dodi Shoeuer, Pablo Trapero, Daniel Valenzuela
Intérpretes: Jorge Roman, Mimí Ardú, Darío Levy, Victor Hugo Carrizo, Hugo Anganuzzi, Graciana Chironi, Luis Viscat
Sinopse: Em uma cidadezinha remota na área rural da Argentina, um chaveiro leva uma vida calma e monótona, até que um “serviço” para seu patrão sai errado. Tendo que cumprir pena na prisão, ele é forçado a trocar o lugar onde nasceu pelas violentas favelas de Buenos Aires. Zapa não tem escolha senão entrar para a “Bonaerense”, a perversa polícia de Buenos Aires.

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece também em outras salas da cidade. Consulte a programação completa em www.memorial.sp.gov.br .

Governo do Estado de SP