MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

7ª semana de Cinema Italiano – 18 Nov

O MIS recebe parte da programação da 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano, apresentando a mostra Clássicos restaurados do cinema italiano. O público terá acesso a 12 obras-primas, sete delas totalmente renovadas, ao lado de cinco filmes originais de Mario Monicelli, grande homenageado da 7ª Semana. Confira a programação completa para o dia 18 de novembro.

Data

18/11/2011

Horários

Confira os horários na programação ao lado

Ingresso

R$ 6,00 (50% de desconto para estudantes)

18h50
I Magliari (Renúncia De Um Trapaceiro) Itália/França – 1959  Direção: Francesco Rosi

I Magliari é o segundo filme de Rosi, escrito em colaboração com Suso Cecchi DAmico e G. Patroni Griffi. Trata-se de um dos 10 filmes que Alberto Sordi interpretou em 1959. Na Alemanha do milagre econômico – Hamburgo, Hanover, o calor artificial das casas noturnas – os “magliari” (vendedores de tecidos) do Sul praticam o comércio ilegal de tecidos e carpetes. Um recém-chegado no grupo tenta desbancar o velho patrão sem sucesso. O diretor Rosi incorpora parte de La sfida (seu primeiro filme), mas, para desprender das crônicas e do documentário, acrescenta a atuação de Alberto Sordi e de dois personagens literários: o bom imigrante toscano que é corrompido e uma neurótica alemã, insatisfeita, coberta de peles e jóias. O filme vale pela ambientação inédita e pela participação de Sordi que, com a sua peculiar característica engraçada, domina duas cenas: a aula de trapaças ao jovem toscano e o longo monólogo no carro após a derrota.

21h
Uomini Contro (A Vontade De Um General) Itália/Iugoslávia -1970 Direção: Francesco Rosi

Durante a primeira guerra mundial, os soldados do general Leone, após conquista do território considerado estrategicamente indispensável e deixando três mil mortos, receberam a ordem de se retirarem. Em seguida, tal ordem é alterada: o território deverá ser recuperado novamente do inimigo. No entanto, os austríacos já estavam firmemente estabelecidos ali. Cansados de ser mandados ao massacre por um general tão incompetente, quanto estupidamente exaltado, parte dos soldados encenam um protesto. Como resposta, o general Leone ordena a punição deles com a dizimação. Forçados a matar ou serem mortos por homens como eles, vítimas da mesma engrenagem monstruosa, os soldados italianos, na maioria ex-agricultores, revogam sua lealdade aos poucos oficiais – como os tenentes Ottolenghi e Sassu – que julgam aquela e todas as guerras como derramamento de sangue desnecessário. Baseado no livro "Un anno sullaltipiano“ (1938) de Emilio Lussu, o filme afrontou a clareza política, as reflexões sobre o intervencionismo, a magnitude dos heróicos soldados camponeses do sul da Itália e o benefício de uma polêmica anti-autoritária e anti-guerra.

Governo do Estado de SP