MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

7ª semana de Cinema Italiano – 21 Nov

O MIS recebe parte da programação da 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano, apresentando a mostra Clássicos restaurados do cinema italiano. O público terá acesso a 12 obras-primas, sete delas totalmente renovadas, ao lado de cinco filmes originais de Mario Monicelli, grande homenageado da 7ª Semana. Confira a programação completa para o dia 21 de novembro.

Data

21/11/2011

Horários

Confira os horários na programação ao lado

Ingresso

R$ 6,00 (50% de desconto para estudantes)

16h40
Il Cammino Della Speranza (O Caminho Da Esperança) Itália – 1950 Direção: Pietro Germi

Il cammino della speranza é um filme neorrealista baseado no romance de Cuore negli abissi (Corações nas profundesas) de Nino Di Maria. Narra a odisséia de um grupo de mineradores sicilianos que, depois do encerramento da Solfatara, partem rumo ao norte da Itália. Após várias aventuras, atravessam ilegalmente a fronteira com a França. A obra reflete a dramática realidade da economia italiana no imediato pós-guerra. Possui muito folclore e redundância, mas também procura mostrar uma visão dolorosa da labuta humana, honestidade na representação da dura pobreza. Venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim.

18h50
Uomini Contro (A Vontade De Um General) Itália/Iugoslávia -1970 Direção: Francesco Rosi

21h
La Classe Operaia Va In Paradiso (A Classe Operária Vai Ao Paraíso) Itália – 1971Direção: Elio Petri

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, A Classe Operária Vai ao Paraíso é a obra-prima de Elio Petri e um dos grandes filmes do cinema político italiano. Lulù Massa é o operário de uma grande fábrica do norte da Itália. A máquina e os ritmos de produção o obcecam, as relações com os outros operários e com sua companheira Lidia são tensas. Um dia, enquanto conta vantagem sobre os companheiros do seu ritmo inigualável, perde um dedo num acidente: é o início de uma crise que o levará a rever suas posições políticas e existenciais. Envolvido com desavenças sindicais, despedido e reintegrado devido à solidariedade dos companheiros de trabalho, Lulù na repartição de montagem conta um sonho aos outros operários. Escrito por Petri em colaboração com Ugo Pirro, é o primeiro longa-metragem italiano que entra na fábrica de produção, analisa e coloca em evidência, com uma ânsia feroz, diversos aspectos, como a relação entre o homem e a máquina, entre o sindicato e a Nova Esquerda, incluindo protestos estudantis e as lutas dos trabalhadores, a repressão dos patrões e o progresso tecnológico.

Governo do Estado de SP