Data
22/11/2011
Horários
Confira os horários na programação ao lado
Ingresso
R$ 6,00 (50% de desconto para estudantes)
16h40
Parenti Serpenti (Parente… É Serpente) Itália – 1992 Direção: Mario Monicelli
Uma família tipicamente italiana se reúne na casa da “nonna” para a ceia de Natal. Separados pela distância e estilos de vida bem diferentes, tudo passa em clima de festa, até que as verdadeiras personalidades de cada um dos irmãos vão se revelando e minam aos poucos, a atmosfera festiva. Há, por exemplo, a irmã hipocondríaca e intrometida, a outra é frustrada por não ter filhos e um dos casais tem uma filha adolescente comilona que sonha em ser bailarina. O que resta da fraternidade familiar vai por água abaixo, quando os avós anunciam que decidiram morar com um dos filhos… A partir daí, começa um autêntico jogo de empurra-empurra, pois ninguém quer arcar com a responsabilidade. O que se segue, é uma comédia hilariante e muito divertida!
18h50
I Soliti Ignoti (Os Eternos Desconhecidos) Itália – 1958 Direção: Mario Monicelli
Os Eternos Desconhecidos é um dos maiores clássicos da comédia italiana. O mestre Mario Monicelli dirige um elenco estelar liderado por Vittorio Gassman, Mario Monicelli, Claudia Cardinale, Marcello Mastroianni e o genial Totò. Nesta divertida sátira aos filmes de assalto, acompanhamos a história de Peppe, um ex-boxeador que, cansado de viver de pequenos golpes, resolve fazer o assalto perfeito. Sua quadrilha é formada por um fotógrafo sem câmara, um ladrão aposentado, um ex-jóquei e um siciliano. O plano parece infalível, mas nada acontece do jeito que o bando imagina. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Os Eternos Desconhecidos é uma das comédias mais engraçadas de todos os tempos.
21h
I Magliari (Renúncia De Um Trapaceiro) Itália/França – 1959 Direção: Francesco Rosi
I Magliari é o segundo filme de Rosi, escrito em colaboração com Suso Cecchi DAmico e G. Patroni Griffi. Trata-se de um dos 10 filmes que Alberto Sordi interpretou em 1959. Na Alemanha do milagre econômico – Hamburgo, Hanover, o calor artificial das casas noturnas – os “magliari” (vendedores de tecidos) do Sul praticam o comércio ilegal de tecidos e carpetes. Um recém-chegado no grupo tenta desbancar o velho patrão sem sucesso. O diretor Rosi incorpora parte de La sfida (seu primeiro filme), mas, para desprender das crônicas e do documentário, acrescenta a atuação de Alberto Sordi e de dois personagens literários: o bom imigrante toscano que é corrompido e uma neurótica alemã, insatisfeita, coberta de peles e jóias. O filme vale pela ambientação inédita e pela participação de Sordi que, com a sua peculiar característica engraçada, domina duas cenas: a aula de trapaças ao jovem toscano e o longo monólogo no carro após a derrota.