MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

A Imagem é um lugar que não existe

Ministrado por Ananda Carvalho, o workshop A Imagem é um lugar que não existe discute características da produção de documentários contemporâneos: discursos visuais e as paisagens recriadas; ambiências sonoras; montagem; filmes de um homem só: documentários de arquivo; personagens realizadores; documentários autobiográficos.

Data

07/10/2011 a 28/10/2011

Horários

sextas-feiras, 18h às 22h

Ingresso

R$ 50,00

Vagas esgotadas

com Ananda Carvalho

O workshop parte da perspectiva que a imagem é um lugar que não existe. Considera que uma parte da produção contemporânea documental não se limita mais a uma reprodução da realidade. Apresenta reflexões sobre os mais diversos aspectos do mundo construídas por um discurso audiovisual experimental. Este workshop discute características da produção de documentários contemporâneos: discursos visuais e as paisagens recriadas; ambiências sonoras; montagem; filmes de um homem só: documentários de arquivo; personagens realizadores; documentários autobiográficos.

O objetivo é pensar essas perspectivas através de uma reflexão teórica a partir de trechos de filmes e vídeos. As atividades teóricas serão complementadas com uma atividade prática. Os participantes serão estimulados a desenvolver durante o workshop um documentário a partir de materiais brutos disponíveis na Internet. Nesse sentido, busca-se estimular à produção e à análise crítica sobre a linguagem audiovisual documental.

Sobre a ministrante

Ananda Carvalho é curadora, crítica de arte e professora nos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV na FMU/FIAM/FAAM. Doutoranda e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em Criação de Imagem e Som pelo SENAC-SP. Em sua pesquisa de mestrado (com o apoio de bolsa CNPq) estudou os documentários brasileiros contemporâneos incorporando as confluências entre documentário e videoarte. Foi curadora da exposição [das imagens às coisas], Escola São Paulo, 2009, e assistente de curadoria da exposição Galeria Expandida, Luciana Brito Galeria, 2010. Escreveu textos críticos para o Canal Contemporâneo e para exposições realizadas no SESC-SP. Pesquisadora do grupo arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM) desde 2007. Foi editora dos sites Canal Contemporâneo, do Centro Cultural da Espanha, do Museu da Imagem e do Som e do Paço das Artes. Em 2011, participa da residência Ateliê Aberto #5 na Casa Tomada.

Governo do Estado de SP