Data
23/09/2015 a 14/10/2015
Horários
quartas, quintas e sextas, das 19h às 22h
Ingresso
R$180,00
O curso analisa os filmes realizados por Alfred Hitchcock (1899-1980), com cenas selecionadas de cada produção para abordagens em diferentes perspectivas, desde sua gramática cinematográfica, levada à perfeição pelo cineasta, seus temas recorrentes, como a culpa, o medo, o castigo, as obsessões sexuais e traumas de infância, às suas inovações e técnicas que utilizava.
As aulas serão ministradas por dois professores que se dedicam ao estudo da obra de Hitchcock: Marcelo Lyra e Carlos Primati, cada um trará uma abordagem e ponto de vista diferente, complementando e confrontando opiniões, já que a obra de Hitchcock permite várias interpretações. O curso contará com material adicional editado e preparado especialmente para este, oferecendo uma visão ampla e inédita até mesmo para quem está familiarizado com a obra do Mestre do Suspense.
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Sobre os professores
Marcelo Lyra, formado em Jornalismo pela PUC-SP (1989), começou como crítico de cinema no Caderno 2 do O Estado de S. Paulo, em 1999. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador do Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Bizz. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon. É autor do livro O Cinema Como Razão de Viver, biografia de Carlos Reichenbach. Cursou Edição, Roteiro, História da Crítica e Crítica do Audiovisual na ECA-USP.
Carlos Primati é jornalista, crítico, historiador e pesquisador do cinema de horror mundial. Publicou artigos sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o gênero horror no cinema brasileiro. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu, junto com Paulo Duarte, a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano. Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz). Criou e editou a revista Cine Monstro. É colaborador do O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Bizz, Set, Mundo Estranho, Flashback, Monet.