MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

A Teatralidade dos meios

O pesquisador espanhol Óscar Cornago profere palestra sobre a teatralidade dos meios e as relações entre o corpo a imagem e a palavra.

Data

22/06/2010

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
A palestra será ministrada em espanhol.

A Teatralidade dos meios. Corpo, imagem e palavra: relações em movimento, do cinema mudo à televisão e ao vídeo 

com
Óscar Cornago

O pesquisador espanhol Óscar Cornago ministra palestra sobre a relação das artes do espetáculo e as novas mídias. Tendo como foco de estudos o teatro contemporâneo e a teoria das mídias, Óscar Cornago parte da reflexão de que cada meio está ligado a um mito, a um imaginário social que acompanhou cada nova invenção técnica. Colocar as imagens em movimento, fazer com que as imagens falem ou retransmitir um evento ao vivo são alguns dos sonhos que têm acompanhado a história social da mídia.

Partindo de filmes de Dziga Vertov, Basilio Martín Patino, Robert Kramer e Chris Marker, o objetivo da palestra é encenar as imagens, expor suas condições “materiais” de comunicação, refletir sobre a “teatralidade" dos equipamentos de criar imagens e o tipo de comunicação a que apelam e seus efeitos.

O encontro é organizado pelo Centro Cultural da Espanha em São Paulo_SP (CCE_SP) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Sobre o palestrante
Óscar Cornago é pesquisador do Centro de Humanidades do Conselho Superior de Investigações Científicas de Madri e doutor em Filosofia pela Universidad Autonoma de Madrid. Completou seus estudos de pós-doutorado no Institut für Theaterwissenschaft da Freie Universität de Berlim e deu cursos e palestras em várias universidades na Europa e na América, dentre elas a Universidade Humboldt (Berlim), Universidade de Londres, Universidade de Buenos Aires e Universidade do Estado de Santa Catarina. O seu trabalho tem incidido sobre a história e teoria das artes do espetáculo, desde o século XIX, e sua análise em relação a outras mídias. Atualmente trabalha no projeto de pesquisa Análise comparativa dos meios de comunicação desde 1960: o discurso crítico e modos de representação da realidade (documentação dos processos de criação teatral de Espanha e América Latina.

Governo do Estado de SP