MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense

Ministrado por Marcelo Lyra, o curso Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense realiza um estudo sobre as técnicas narrativas do diretor norte-americano Alfred Hitchcock, sua a evolução do estilo ao longo de 53 longas metragens e 25 filmes feitos para a TV.  Inscrições abertas.

Data

20/04/2012 a 18/05/2012

Horários

sextas-feiras, 19h às 22h

Ingresso

R$50

Inscrições encerradas

O MIS poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados.

Cancelamento da inscrição no curso realizado até 7 (sete) dias antes do inicio, será devolvido o valor pago integralmente (100%)

Cancelamento da inscrição no curso efetuado entre 6 (seis) dias e até 72 (setenta e duas) horas antes do inicio, não haverá devolução do valor pago. Contudo o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Cancelamento da inscrição no curso a partir de 48 (quarenta e oito) horas antes do início, nenhum valor será restituído, contudo poderá ser indicada outra pessoa para realizar o curso na vaga inscrita.

Ministrado por Marcelo Lyra, o curso Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense realiza um estudo sobre as técnicas narrativas do diretor norte-americano Alfred Hitchcock, sua a evolução do estilo ao longo de 53 longas metragens e 25 filmes feitos para a TV. Serão analisados um a um todos os longas-metragens (exceto o segundo, que não existe mais) e os principais filmes feitos para a TV, por intermédio de uma seleção das cenas mais importantes de cada filme. Seminário com cinco aulas de três horas cada, totalizando trinta horas-aula.

Programa:
1ª aula – Os filmes mudos, de 1926 a 1929, a arte de falar por imagens, fundamental em sua obra. A fase sonora inglesa, de 1929 a 1939, a influência do expressionismo e o desenvolvimento das técnicas de suspense.
A Fase Americana
2ª aula – Descobrindo o sistema de Hollywood, de 1940 a 1947, a própria produtora, a descoberta da cor e do parceiro essencial, o fotógrafo Robert Burks.
3ª aula – O auge da maturidade técnica e artística, de 1953 a 1962
4ª aula – Hitchcock chega à TV e se torna popular, a retomada de velhos temas e a busca por novos caminhos.
5ª aula – A fase final, com lampejos de genialidade, de 1963 a 1976. Balanço geral da carreira e influência nas novas gerações. Referências em Coppola, Spielberg, Brian de Palma, Scorsese etc.

Sobre o ministrante
Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, Marcelo Lyra passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, revista Bizz e outros. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon.

Governo do Estado de SP