MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

América Latina: cinema e política

Curso voltado para quem quer ampliar seus conhecimentos sobre o cinema da América Latina, principalmente na perspectiva estética, política e histórica.

Data

03/03/2017 a 07/04/2017

Horários

sextas, 19h às 22h 64 vagas

Ingresso

R$ 180,00

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Veja as condições dos Cursos MIS:
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
 
→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
 
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
 
→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.
 
Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

O curso estuda os filmes latino-americanos que retratam importantes momentos políticos da América Latina: do final do domínio espanhol e português sobre as colônias até as revoluções, passando pelas ditaduras militares e movimentos políticos atuais. O objetivo principal é levar o público à reflexão sobre as questões representadas nos filmes, sem deixar de pensar em sua construção estética, os enquadramentos, a montagem e os elementos que compõem a mise-en-scène. Pretende-se, assim, estimular o conhecimento e a crítica sobre a história da América Latina e a estética do cinema latino-americano, discutindo junto aos alunos temas específicos e recorrentes desse cinema, tais como a Revolução Mexicana, a Revolução Cubana, o Cangaço no Brasil, as ditaduras militares e os acontecimentos políticos recentes. O curso ainda estimula a percepção de como as produções dialogam entre si ou se contrapõem nas abordagens sobre os acontecimentos históricos, além da discussão dos movimentos e ciclos do cinema latino-americano. 

Dar visibilidade à história da América Latina através da produção cinematográfica de difícil acesso para o público em geral é uma forma de fomentar o conhecimento sobre o cinema e, neste caso, sobre a história. Assim, fica o convite para o público conhecer e se aprofundar no universo da produção latino-americana, propondo uma ressignificação de seus aspectos estéticos, políticos e sociais.

Filmes relacionados por aula:

Aula 1
Espejismo (1972), de Armando Robles Godoy
La bocal del lobo (1988) de Francisco José Lombardi
Madeinusa (2006) e La Teta Asustada (2009), de Claudia Llosa

Aula 2
La hora de los hornos (1968), de Fernando Solanas e Octavio Getino
Hijos de fierro (1972), de Fernando Solanas
Tangos, el exílio de Gardel (1985) de Fernando Solanas
Mundo grua (1999), El bonaerense (2002) e Leonera (2008) de Pablo Trapero.
 
Aula 3
Limite (1931), de Mário Peixoto
Lábios sem beijos (1931), de Humberto Mauro
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha
Terra estrangeira (1996), de Walter Salles e Daniela Thomas
Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karin Aiñouz e Marcelo Gomes
O som ao redor (2011), de Kleber Mendonça Filho
Febre do rato (2011), de Cláudio Assis
 
Aula 4
Enamorada (1946), de Emílio Fernandez. 
Reed, México Insurgente (1973) e Cobrador (2006), de Paul Leduc
 
Aula 5
Actas de Marusia ( 1976) e El Chacal de Nahueltoro (1969), de Miguel Littín
La batalla del Chile (1973/1975; 1979), de Patricio Guzmán
Tony Manero (2008), de Pablo Larrain
 
Aula 6

Memórias do subdesenvolvimento (1968), Tomaz Gutiérrez Alea
Rocha que voa (2002), de Eryk Rocha

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Sobre a professora
Daniela Gillone é professora de comunicação social e cinema. Possui pós-doutorado pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É pesquisadora do grupo de estudos Cinema latino-americano e vanguardas artísticas: diálogos entre construção, expressão e espacialidade, vinculado à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e ao CNPq. Participa da Rede de Investigadores de Cinema Latino, com projetos financiados pela Fundação Carolina de Espanha. Atualmente ministra disciplinas relacionadas à produção cultural e às narrativas audiovisuais no curso de pós-graduação da FMU. Realizou cursos de cinema latino-americano no Sesc Pompéia, Sesc Vila Mariana, Sesc Pinheiros e na Biblioteca Pública Viriato Corrêa (2015-2016). Coordenou cursos de extensão universitária promovidos pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL – Memorial da América Latina). Fez a curadoria e mediações da Mostra e Ciclo de Debates sobre Filmes Latino-Americanos (2014) na Fundação Memorial da América Latina. Realizou o Encontro com o Cinema Latino Americano, promovido pelo Sesc e pela Escola Livre de Cinema de Santo André (2012). Atuou como coordenadora do projeto Click da Caixa e ministrou o TV Vila – ambos oficinas de fotografia e de produções de mini-documentários com jovens das classes populares, financiados pela  Caixa Econômica Federal em parceria com a Secretaria de Educação de Ribeirão Preto/SP, entre 1997 e 2005.

Governo do Estado de SP