MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Arte e ecologia

Juliana Monachesi propõe uma análise crítica da produção contemporânea, avaliando propostas em novas mídias e meios "convencionais", a partir do contexto da cultura digital e da obra As Três Ecologias de Guattari.

Data

07/10/2008 a 28/10/2008

Horários

terças, 19-22h

Ingresso

inscrição: R$ 50 e R$ 25 (estudantes e maiores de 60 anos)

Público alvo: interessados na observação e análise crítica das práticas artísticas contemporâneas, com ênfase em suas relações com as novas mídias.

A pré-inscrição deve ser feita com o preenchimento do formulário online e envio de currículo. Inscreva-se na seção LabMIS.

Elegendo um tema presente em parte da criação atual, Juliana Monachesi propõe uma análise crítica da produção contemporânea de arte sem segmentá-la em guetos, avaliando propostas em novas mídias assim como em meios "convencionais", pensadas sempre no contexto mais amplo da cultura digital em que vivemos.

A ecologia aqui em sentido ampliado – conforme teoriza Félix Guattari na obra "As Três Ecologias" (Papirus, 1990), engloba a ecologia ambiental assim como as ecologias social e subjetiva, para testar diversificadas abordagens críticas por meio da apresentação de obras de diversos artistas em variados suportes e a partir de embasamentos teóricos de pensadores de diferentes áreas do conhecimento.

Sobre Juliana Monachesi:
Jornalista especializada em artes visuais e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, é colaboradora do Canal Contemporâneo, jornal Folha de S.Paulo e diversas revistas culturais. Desde 2002, é crítica de arte na Temporada de Projetos do Paço das Artes, integrou o grupo de crítica do Centro Universitário Maria Antonia e manteve coluna mensal na revista Bienart. Foi curadora-adjunta do projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003 e realizou as curadorias afotodissolvida (2004, Sesc Pompéia), Arquiteturas subjetivas (2003, Paço das Artes), A casa onírica (2003, Semana de arte contemporânea de São João da Boa Vista), e Manifestos contemporâneos (2003, Sesc Vila Mariana). Dirige desde abril de 2006, com Tania Rivitti, o espaço de experimentação e.d.e.nº343.

Sobre o Núcleo teoria crítica LabMIS:
Investigações sobre a criação de uma prática crítica sobre os processos artísticos contemporâneos.

Espaço destinado a reflexões criticas e experiências participativas, a oficina de crítica será um espaço de encontro, discussão e interlocução entre artistas e críticos. A dinâmica de trabalho será parcialmente teórica – com textos a serem lidos e conceitos a serem discutidos, a partir de uma bibliografia divulgada previamente – e prática, com projeção, apresentação e discussão de trabalhos.

Governo do Estado de SP