MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Arte e reprodutibilidade técnica: a crise da experiência artística tradicional segundo Walter Benjamin

Data 17/10/2012 a 07/11/2012 Horários quarta-feira, das 19h às 22h Ingresso R$ 50,00  O curso visa introduzir o público em geral ao pensamento de Walter Benjamin, um dos principais pensadores […]

Data

17/10/2012 a 07/11/2012

Horários

quarta-feira, das 19h às 22h

Ingresso

R$ 50,00

 O curso visa introduzir o público em geral ao pensamento de Walter Benjamin, um dos principais pensadores sobre a estética e a arte do século 20, e cuja influência teórica se faz sentir nas discussões sobre a natureza do trabalho artístico no mundo contemporâneo. 

 Em quatro aulas expositivas, será abordado mediante a explicitação da teoria da aura da obra de arte tal como formulado pelo filósofo alemão Walter Benjamin no início do anos 1930, as modificações do âmbito da produção, circulação e recepção da arte que ocorreram com a invenção das técnicas de reprodução artística, a saber,  a fotografia e o cinema. A discussão irá partir do estudo de três textos principais: "Pequena História da Fotografia" (1931), "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" (1935) e "Sobre alguns temas em Baudelaire" (1939).  Além disso, serão mostrados alguns trechos de filmes e fotografias estudados pelo autor, a fim de explicitar suas análises teóricas. A posição ambígua de Benjamin em torno da constatação da perda da aura da obra de arte será analisada como um sintoma das profundas e até então inéditas modificações pelas quais passa a esfera artística na Modernidade, muitas delas perceptíveis ainda hoje.

 
Sobre o ministrante: Crítica de arte e curadora Taisa Helena Pascale Palhares, possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela USP. Desde 2007 é pesquisadora e curadora do Setor de Pesquisa em Crítica e História da Arte da Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde atualmente é responsável pela mostra retrospectiva da artista Mira Schendel. É professora de Filosofia e Estética na Facamp desde 2011. Dentre suas publicações, destacam-se: "A crise da arte em Walter Benjamin" (São Paulo: Editora Barracuda/Fapesp, 2006); "Arte brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo" (São Paulo: Imprensa Oficial/ CosacNaify, 2009), volume pelo qual recebe em 2011 o segundo lugar no Prêmio Jabuti – categora livro Didático e Paradidático. 
 
Governo do Estado de SP