MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ary Barroso – Brasil Brasileiro

O MIS lança uma caixa com 20 CDs de Ary Barroso, batizada de Ary Barroso – Brasil Brasileiro. Para celebrar, o Museu realiza um show de Alaíde Costa e do Trio Ogã com Isabela Morais. Ingresso gratuito.

Data

15/12/2013

Horários

18h30

Classificação: livre
Sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS

Pocket Show com Alaíde Costa

O MIS lança uma caixa com 20 CDs de Ary Barroso, batizada de Ary Barroso – Brasil Brasileiro. Para celebrar, o Museu realiza um show de Alaíde Costa e do Trio Ogã com Isabela Morais.
 
No início da década de 1950, Alaíde participou do programa Calouros em desfile, de Ary Barroso, recebendo a nota máxima. Em formato descontraído em que conversará com o público, Alaíde interpreta canções de Ary contando histórias como esta de quando se conheceram. Estão no repertório Eu Nasci no Morro, Pra Machucar Meu Coração, Ocultei e Na Batucada da Vida, entre outras. A cantora também interpreta Noturno em Tempo de Samba (Custódio Mesquita e Evaldo Rui), foi com esta canção que ela ganhou nota máxima de Ary em seu programa de calouro. 
 
Após a apresentação de Alaíde Costa, o Trio Ogã e Isabela Morais sobem ao palco. Formado por Claudio Júnior (piano e teclado), Giancarlo Barletta (contrabaixo e arranjos) e Paulo Oliveira (bateria), o Trio Ogã propõe uma releitura da obra de Ary Barroso, dando novas cores às suas músicas, com arranjos inovadores na linha do samba-jazz. Entre as músicas do repertório estão versões de É Luxo Só, Já era Tempo e Terra Seca, além de uma versão instrumental de Aquarela do Brasil. 
 
Ary Barroso – Brasil Brasileiro   
O lançamento da caixa marca os 110 anos de nascimento de Ary Barroso, que seriam completados em 2013. O material, que contou com apoio do MIS e da Secretaria de Estado da Cultura, traz 316 músicas do artista, incluindo as primeiras gravações, e conta ainda com um livro com informações relacionadas às canções. A publicação traz todas as letras, ano de gravação de cada uma delas, classificação das músicas por gênero, nome das gravadoras pelas quais foram registrados os fonogramas, histórias e curiosidades sobre Ary e suas criações. Entre os intérpretes que gravaram suas composições estão Carmen Miranda, Jamelão, Orlando Silva, Mário Reis, Sílvio Caldas, Aracy de Almeida, Ângela Maria e Moacyr Franco. O pesquisador Omar Jubran foi o responsável por organizar e remasterizar as gravações originais de todas as músicas do compositor. 
 
Sobre Alaíde Costa
Alaíde Costa é uma referência da música brasileira desde os primeiros tempos da Bossa Nova, na década de 1950. Em 1964, no show O Fino da Bossa, conquistou seu público de uma vez por todas, com a canção Onde Está Você, sucesso que se alastrou pelo país. Em seguida, trilhou uma carreira vasta e versátil, tendo gravado as obras de compositores como Milton Nascimento, Hermínio Bello de Carvalho, Vinícius de Moraes, Paulinho da Viola, entre outros, em cerca de vinte discos, derrotando o preconceito que sempre a perseguiu.

Governo do Estado de SP