Data
01/11/2023
Horários
19h
Ingresso
Gratuito
Classificação: Livre
A curadora Nancy Betts propõe uma conversa sobre todo o processo de curadoria para a exposição “Luz da Manhã”, de Tayná Uràz, selecionada pela convocatória do Nova Fotografia 2023. Nesse encontro entre artista e curadora, o público terá a oportunidade de entrar em um bate-papo sobre todo o processo criativo, da inscrição no edital à exposição finalizada, com direito a curiosidades sobre toda a etapa produtiva.
Sobre a artista
Tayná Uràz (Petrópolis, RJ, 1995) é artista visual, fotógrafa, filmmaker e pesquisadora de imagem. Vive em São Paulo, trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo. É bacharel em Artes pela Universidade Federal Fluminense. Em seu trabalho, emprega a imagem como memória mágica e conectiva, explorando seus desejos de conhecimento territorial para reconhecimentos sociais. Suas pesquisas de retomada são ferramentas para investigar os meios urbanos que habita, traçando comportamentos, identidades e existências. Participou da residência artística Capacete e MAM-RJ, em 2020, e da residência Laboratório de Imagens, em parceria com o IMS-RJ e o Observatório de Favelas, em 2022. Desde 2019, atua como produtora audiovisual das Brits, coletivo suburbano de skate feminino e LGBTQIAPN+.
Sobre a curadora
Nancy Betts (Manaus, AM, 1946) é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora de História da Arte na FAAP. Integra o corpo docente dos cursos de pós-graduação de Audiovisual e Mídias Interativas do SENAC-SP. Em 2005, foi professora convidada da Unichapecó-SC. É pesquisadora CNPq em Linguagem da Arte e da Artemídia. Integrou projetos de curadoria como Fidalga ’05, no Paço Municipal de Santo André, SP, em 2005; A subversão dos meios, no Itaú Cultural, em São Paulo, em 2003; Palavra-figura, no Paço das Artes, SP, em 2002; XS/XL (extra small, extra large), no Muma (Museu Metropolitano da Arte), em Curitiba, em 1999/2000; além de curadorias em locais como Espaço Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro; Galeria Nara Roesler, em São Paulo; Galeria Marina Potrich, em Goiânia; e Muna (Museu Universitário da Arte), Universidade Federal de Uberlândia, MG.