MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Bate-papo sobre Jornalismo em Quadrinhos

O encontro traz o quadrinista De Maio (Catraca Livre/Pública), Helô D'Angelo (Eu, tu, elas), Carol Ito (Trip/TPM) e Andrício (Piauí).

Data

27/01/2019

Horários

15h

Ingresso

Gratuito – os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na recepção

Bate-papo sobre a profissão do HQ-repórter e o universo do jornalismo em quadrinhos. O encontro traz o quadrinista De Maio (Catraca Livre/Pública), Helô D'Angelo (Eu, tu, elas), Carol Ito (Trip/TPM) e Andrício (Piauí) que falarão sobre o processo criativo desse novo campo do jornalismo.

Alexandre De Maio já publicou mais de 40 reportagens em quadrinhos e lançou – em parceria com o escritor Ferré – os livros de ficção em quadrinhos Os inimigos não mandam flores (2006) e Desterro (2013), publicado também na França em 2016, junto com os livros Génération Favela e Je Suis Rio. De Maio também é co-autor da reportagem em HQ Meninas em jogo (2014) junto com a jornalista Andrea Dip, da Agência Pública, sobre exploração sexual infantil em Fortaleza que ganhou o VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2013) e foi finalista do prestigiado Prêmio Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano em 2015. Em 2017 ganhou o primeiro lugar na categoria desenho do prêmio "Amico Rom" na Itália, com projeto Guia Cigano. Em 2018 lançou seu primeiro livro solo de jornalismo em quadrinhos, intitulado Raul, pela editora Elefante.

Andrício é um cartunista de São Paulo. Já lançou dois livros: As 100 Primeiras e Melhores Tirinhas de Andrício de Souza e O Intestino Eloquente – e publicou em alguns veículos – mais comumente na Le Monde Diplomatique do Brasil e na revista Piauí. Na Piauí, fez o perfil do ator Paulo Cesar Peréio em quadrinhos.

Carol Ito é jornalista, quadrinista e criadora do blog Salsicha em Conserva. Desenvolve trabalhos de jornalismo em quadrinhos para a Revista Trip, onde trabalha atualmente como repórter. Mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP com pesquisa sobre mulheres que produzem webcomics no Brasil. Também é coordenadora do Políticas, página dedicada a publicar quadrinhos políticos feitos por mulheres.

Helô D'Angelo é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. É autora da reportagem em quadrinhos Quatro Marias, sobre as realidades do aborto no Brasil, e editora do blog feminista "Eu, tu, elas". Tem experiência Já passou por veículos como Superinteressante, Fórum, Huffington Post, Catraca Livre e CULT, além de ter ilustrações publicadas no Estado de S. Paulo. Atualmente trabalha como quadrinista e ilustradora freelancer.

Governo do Estado de SP