MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

César Meneghetti

Exibição de Terrorista e Les terra’s di nadie seguidos de conversa com o diretor. Os vídeos versam sobre as Ditaduras militares do Brasil e do Chile.

Data

22/10/2009

Retirar ingresso a partir de 1h antes da exibição.

Exibição de Terrorista e Les terra’s di nadie seguidos de conversa com o diretor César Meneghetti e o artista Lucas Bambozzi

O MIS apresenta recentes obras do artista e cineasta César Meneghetti que fazem um reexame histórico e traçam um diálogo entre importantes acontecimentos políticos da América Latina do século passado: as ditaduras militares brasileira e chilena.

O documentário Terrorista (2008) apresenta Percy Sampaio Camargo, hoje aos 75 anos de idade, recordando o ano de 1969, que convulsionou sua vida. Professor de biologia na UNESP, foi incriminado pela ditadura militar como "perigoso assaltante e assassino de pais de família". Acabou se tornando exilado político retornando ao Brasil somente em 1979. Percy narra a sua extraordinária história pessoal, que se funde muitas vezes à história oficial do país.

Les terra’s di nadie (2007) é um curta de 5 minutos que faz uma representação visual do 11 de setembro de 1973, dia do golpe militar chileno, e do 31 de março de 1964, dia do golpe militar brasileiro. Misturadas às imagens é apresentada uma poesia do chileno Antonio Arévalo em cinco idiomas, como anuncia o título da obra – As terras de ninguém -, uma só frase em cinco línguas (francês, português, inglês, italiano e espanhol). As cenas se sucedem, sobrepõem-se e se completam, formando uma história única de um continente em permanente invenção.

César Meneghetti é brasileiro e vive e trabalha entre São Paulo e Roma. Formado em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, especializou-se na City of London Polytechnic (film, vídeo & mixed media arts) e na Scuola Nazionale de Cinema, em Roma. O seu trabalho está centrado em problemáticas sociais, migração e conceito de fronteiras. Exibiu seu trabalho em mais de 38 países pelo mundo, participou de mais de 70 mostras e realizou cerca de 60 filmes e vídeos. Nos últimos 20 anos, conquistou reconhecimento no Brasil e no exterior, recebendo mais de 60 prêmios, bolsas e menções pelo seu trabalho. 

Governo do Estado de SP