A metade de nós
Ciclo de Cinema e Psicanálise
10.09
TER
19h
Data
10.09
Horário
19h
Ingressos
Gratuito (um ingresso por pessoa, retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares)
Classificação indicativa 14 anos
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme contemporâneo no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Na edição de setembro, o programa exibe o longa-metragem “A metade de nós”, filme brasileiro dirigido por Flávio Botelho, com Denise Weinberg e Cacá Amaral protagonizando uma poética cerimônia de despedida e luto. Após a sessão, será realizada uma conversa com a psicanálista convidada Marilsa Taffarel e com o próprio diretor e roteirista do filme.
Sobre o filme
A metade de nós
(dir. Flávio Botelho, Brasil, 2023, 90 min, 14 anos)
Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do filho único. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, o casal vivencia experiências radicais e diferentes. Carlos se muda para o antigo apartamento do filho, alienando-se em seu mundo. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio.
Sobre os convidados
Marilsa Taffarel é psiquiatra e psicanalista. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, com funções didáticas. Coautora do livro “Isaías Melsohn – a psicanálise e a vida, setenta anos de histórias paulistanas”. Colaboradora de inúmeros livros na área de psicanálise e de inúmeros artigos em revistas especializadas.
Flávio Botelho é formado em Direito pela PUC de São Paulo e possui formação em Cinema, tendo estudado na EICTV, em Cuba, e na Universidade de São Paulo (USP). Diretor, roteirista e produtor, é sócio da Trailer Filmes. Seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretor, “A metade de nós”, foi premiado pelo público como o melhor longa brasileiro na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e recebeu menção honrosa no 31º Festival Mix Brasil. Flávio também dirigiu o premiado curta-metragem “O táxi de Escher”, em parceria com o roteirista Aleksei Abib. Além disso, atuou como produtor executivo e assistente de direção em longas de Carlos Nader, como “A paixão de JL”, “Homem comum” e “Pan-Cinema permanente”, vencedores do Festival É Tudo Verdade em 2015, 2014 e 2008, respectivamente. Foi produtor delegado do filme “Jean Charles”, a primeira coprodução entre Brasil e Reino Unido, e fez o desenho de produção do longa-metragem “As duas Irenes”.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.