MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

A sala dos professores

Ciclo de Cinema e Psicanálise

Data

18.06

Horário

19h

Ingressos

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS, um ingresso por pessoa)

Local

Auditório MIS

A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

Na edição de junho, o Ciclo de Cinema e Psicanálise será realizado em parceria com a Sony Pictures, com exibição do longa-metragem “A sala dos professores”. O filme dirigido por Ilker Çatak foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 como representante da Alemanha na premiação. 

Após a sessão, haverá um debate com a psicanalista Leda Barone e o coordenador pedagógico Daniel Helene, com mediação de Luciana Saddi. 

Sobre o filme 

A sala dos professores 

(dir. Ilker Çatak, Alemanha, 2023, 98 min, 12 anos) 

Carla é professora de matemática e nova na escola onde dá aula. Assim que ela chega, percebe que há roubos acontecendo por lá. Ela poderia aceitar essa situação, mas é exatamente isso que não quer fazer, então começa a investigar e se depara com a falta de compreensão, principalmente entre seus colegas, pais e alunos. Além disso, a principal suspeita é a mãe de seu aluno Oskar. 

Sobre as debatedoras 

Leda Barone é psicanalista. Mestre e doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP. Autora do livro “De ler o desejo ao desejo de ler” (Editora Vozes). 

Daniel Helene é doutor pelo programa de pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo com a tese “A História, seu ensino e sua aprendizagem” (2016). Atua como formador de professores e gestores escolares e é assessor do Icep, onde trabalhou na elaboração dos referenciais curriculares e dos cadernos pedagógicos dos anos finais pela Secretaria de Educação de Salvador e de outros municípios do estado da Bahia. Trabalhou como coordenador de equipe de formação de mediadores de leitura em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira e foi coordenador pedagógico e professor de história do Centro de Estudar Acaia Sagarana (CEAS), do Instituto Acaia. Atualmente, é coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Vera Cruz. 

Sobre a mediadora 

Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. 

Governo do Estado de SP