Data
09/05/2023
Horários
19h
Ingresso
Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa 16 anos
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme do Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Na edição de maio, o Ciclo de Cinema e Psicanálise acontece em parceria com a Vitrine Filmes e exibe e debate a produção “Bem-vinda, Violeta!”, dirigida por Fernando Fraiha. Após a sessão do filme no Auditório MIS, acontece um debate mediado por Luciana Saddi com a presença do diretor do filme, da atriz e protagonista do longa-metragem, Débora Falabella, e da psicanalista e poeta Vanessa Figueiredo Corrêa.
Sobre o filme
Bem-vinda, Violeta!
(dir. Fernando Fraiha, Brasil/Argentina, 2022, 109 min, 14 anos)
Ansiosa para escrever seu próximo romance, intitulado Violeta, Ana ingressa na Residência do Fim do Mundo, um conhecido laboratório literário da Cordilheira dos Andes. Lá, ela conhece Holden, um líder carismático e criador de um método no qual os artistas abandonam suas próprias vidas para viver como seus personagens. Cativada por sua investigação artística, Ana mergulha no método e passa a viver como Violeta, sua própria personagem, até que a ficção sai de seu controle.
Sobre os debatedores
Vanessa Figueiredo Corrêa é psiquiatra e psicanalista associada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e do GEP São José do Rio Preto e região. É poeta e co-host no podcast “lá fora: coisas do mundo atual pelo olhar da psicanálise”.
Fernando Fraiha ingressou no cinema aos 23 anos como montador. Após experiências em teatro e curtas, estreou na direção de longas-metragens com “La vingança” (2016), premiado como melhor diretor no Festival do Brooklyn. Dirigiu e coescreveu “Choque de cultura” (2016-2021) e “Ninguém tá olhando” (2020), vencedora do Emmy internacional de melhor comédia. É cofundador da Biônica Filmes
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.