MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ciclo de Cinema e Psicanálise | Deserto Particular

Com a presença da psicanalista Jurenice Picado Alvares e do psicólogo José Alberto Rosa Júnior, a edição de maio apresenta o longa-metragem "Deserto particular". O bate-papo e a participação do público serão mediados por Luciana Saddi.

Data

10/05/2022

Horários

19h

Ingresso

Gratuito, disponível online na plataforma INTI

Classificação: 14 anos 

A cada edição o Ciclo de Cinema e Psicanálise traz debate sobre um filme mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

A edição de maio do Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta o longa-metragem "Deserto particular". Dirigido por Aly Muritiba, a produção é um dos filmes nacionais mais premiados nos últimos anos. Após circular por diversos festivais e mostras, o filme representou o Brasil na lista do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022. O debate, mediado por Luciana Saddi, conta com a presença da psicanalista Jurenice Picado Alvares e do psicólogo José Alberto Rosa Júnior

Sobre o filme
Deserto Particular 

(dir. Aly Muritiba, Brasil; Portugal, 2021, 125 min, 14 anos) 
Daniel é um policial exemplar que, após um erro em operação, coloca sua carreira e honra em risco. Sem ver sentido em continuar vivendo em Curitiba, ele parte em busca de Sara, uma mulher misteriosa com quem ele se relaciona virtualmente. 

Sobre os debatedores
Jurenice Picado Alvares
é psicóloga e psicanalista. Membro efetivo da SBPSP e docente do Instituto de Psicanálise da SBPSP. Membro da COWAP – Comitê Mulheres e Psicanálise da IPA na SBPSP. Cocoordenadora do Projeto de combate à violência doméstica na Diretoria de Assistência à Comunidade da SBPSP – convênio com a Vara Regional Sul de Violência doméstica e familiar contra a mulher. Editora do livro "Encontros Regionais", com Humberto Menezes Junior e Plinio Montagna, em 2012. Autora de artigos em jornal e revistas de psicanálise sobre o feminino, adolescência, gênero e sexualidades. Membro fundador e atual presidente do Núcleo de Psicanálise de Santos e Região/NPSR. Professora convidada no curso de pós-graduação lato sensu em Psicanálise da Universidade Católica de Santos. 

José Alberto Roza Júnior é doutor em Psicologia (IP-USP), psicólogo clínico,  professor da Universidade São Judas, Responsável Anima Plurais São Judas –  núcleo de cultura de diversidade da Anima Educação. Pesquisador na temática de gênero, raça e sexualidade, com ênfase em saúde mental, exclusão social e psicanálise. 


Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUCSP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. 

Governo do Estado de SP