MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ciclo de Cinema e Psicanálise | Nise: o coração da loucura

A edição de agosto exibe o longa-metragem “Nise: o coração da loucura”, seguido de um debate com o psicanalista João Frayze-Pereira e o psicoterapeuta Ari Rehfeld, mediados por Luciana Saddi.

Data

13/09/2022

Horários

19h

Ingresso

Ingresso gratuito Retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS

Classificação indicativa 12 anos 

A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme do Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

A edição de setembro apresenta o longa-metragem “Nise: o coração da loucura”. Dirigido por Roberto Berliner, a produção narra a história da psiquiatra Nise da Silveira. O debate, mediado por Luciana Saddi, conta com a presença dos psicanalistas João Frayze-PereiraSoraia Bento

Sobre o filme
Nise: o coração da loucura

(dir. Roberto Berliner, Brasil, 2015, 108 min, 12 anos) 
Depois de sair da prisão – em 1936, a doutora Nise da Silveira foi denunciada por possuir livros e materiais de esquerda em seu trabalho –, ela volta ao trabalho em um hospital psiquiátrico do subúrbio do Rio de Janeiro. Nise da Silveira se recusa a usar métodos de eletrochoque e lobotomia para tratar esquizofrênicos e assume o setor de terapia ocupacional que estava abandonado por outros médicos, dando início a uma revolução nos métodos de tratamento no setor. 

Sobre os debatedores
João Frayze-Pereira é membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, na qual foi o editor da revista IDE – Psicanálise e Cultura (2015-2020) e, atualmente, é o Diretor de Cultura e Comunidade (desde 2021). Professor Livre-Docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da USP.  

Soraia Bento é psicanalista do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, autora de vários artigos em livros e revistas da área, professora e supervisora clínica do curso de Psicanálise do referido instituto. 

Sobre a mediadora
Luciana Saddi
é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUCSP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. 

Governo do Estado de SP