MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ciclo de Cinema e Psicanálise | Nomadland | Mostra Frances McDormand

Nesta edição, que retoma as sessões e os debates presenciais, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta o filme “Nomadland”, que abre a Mostra Frances McDormand.

Data

08/03/2022

Horários

19h

Ingresso

Gratuito. Disponibilizado na plataforma INTI a partir do dia 04.03, às 12h.

Classificação indicativa 14 anos

A cada edição o Ciclo de Cinema e Psicanálise traz debate sobre um filme mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

Nesta edição, que retoma as sessões e os debates presenciais no Auditório MIS, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta o filme “Nomadland” (dir. Chloé Zhao, EUA, 2020, 108 min, 14 anos), que abre a Mostra Frances McDormand, uma homenagem à atriz e produtora que completa 65 anos, dos quais mais de 30 foram dedicados ao cinema. Luciana Saddi recebe a psicanalista e escritora Patrícia Cabianca Gazire e o jornalista Carlos Graieb para o debate. Em Nomadland acompanhamos a vida de Fern que mostra uma nova forma de viver, com poucos vínculos e poucos pertences. Um olhar à sociedade de consumo de massa através de uma mulher atravessada por seu passado de perdas e um presente de solidão, que nos faz questionar a forma como encaramos nossas relações. 

 

Sobre o filme

Nomadland 

(dir. Chloé Zhao, EUA, 2020, 108 min, 14 anos) 

Uma mulher de 60 anos de uma cidade da zona rural do estado de Nevada, Fern, embarca em uma viagem pelo oeste americano. Depois de perder tudo com a Grande Recessão, ela passa a viver como uma nômade dos tempos modernos. 

 

Sobre os debatedores

Patrícia Cabianca Gazire é psicanalista, escritora e professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Propsic – Programa de Psicoterapia Psicanalítica. Patrícia é membro associado da SBPSP, doutora em Psicanálise pela Universidade de Paris 7 (França) e pela USP, e doutora em Letras – Escrita Criativa pela PUC-RS (Porto Alegre). Também é autora do livro “Objeto: modo de usar” (ed. Blucher, 2017) e possui vários artigos publicados em psicanálise. Algumas de suas produções literárias, como poemas e textos em prosa, podem ser conferidas no blog “Saperlipopette”.

Carlos Graieb é jornalista, atualmente repórter especial de “O Antagonista” e colaborador na Folha de S.Paulo. Também foi secretário de comunicação do Governo do Estado de São Paulo (2017-18) e diretor de redação da Veja.com (2009-16). 

 
Sobre a mediadora

Luciana Saddi é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUCSP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.

Governo do Estado de SP