Data
06/12/2022
Horários
19h
Ingresso
Gratuito Retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS ou on-line pela INTI
Classificação indicativa 16 anos
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme do Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Na última edição do ano, o Ciclo de Cinema e Psicanálise debate a produção francesa O acontecimento. Dirigido pela cineasta Audrey Diwan, o filme é baseado na obra homônima da ganhadora do Nobel de Literatura em 2022 Annie Ernaux e ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 2021. O debate, mediado por Luciana Saddi, conta com a presença da psicanalista Sylvia Pupo e da repórter Marina Lourenço.
Sobre o filme
O acontecimento
(dir. Audrey Diwan, França, 2021, 100 min, 16 anos)
França, 1963. Anne é uma aluna jovem e brilhante com um futuro promissor pela frente. Mas, quando engravida, vê desaparecer a oportunidade de terminar os estudos e escapar aos constrangimentos das suas origens sociais. Perante a aproximação dos últimos exames e a barriga a crescer, Anne resolve tomar medidas, ainda que tenha de enfrentar a vergonha, o sofrimento e se arrisque a ir para a prisão. Uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux, que aborda a sua experiência com o aborto quando este ainda era ilegal em França nos anos 1960.
Sobre os debatedores
Sylvia Pupo é psicóloga (PUCSP) e psicanalista pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro Associado da SBPSP. Foi integrante do grupo Corpo e Cultura.
Marina Lourenço é repórter e está na Folha de S.Paulo desde 2019. Apresenta o podcast Expresso Ilustrada e escreve sobre música, moda e tendências no mundo da cultura.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUCSP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.