O convite
Ciclo de Cinema e Psicanálise
08.09
TER
19H
Data
08.09
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Local
Auditório MIS (168 lugares)
Classificação
16 anos
O Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa mensal do MIS, é realizado em parceria com a Folha de S.Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). A cada edição, é exibido sempre um filme seguido de um bate-papo, com mediação de Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura da SBPSP. O debate é gravado e disponibilizado, posteriormente, no canal oficial do MIS no YouTube.
A edição de setembro apresenta o filme “O convite”, comédia dramática da diretora Olivia Wilde, cheia de humor ácido e uma atmosfera carregada de tensão sexual. Veículos como Variety e IndieWire já apontam o longa como candidato a indicações ao Oscar em muitas categorias, com destaque para Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz) e Melhor Roteiro Adaptado.
Após a sessão, será realizado um bate-papo com a presença da psicóloga Daniela Garuti e da jornalista e colunista Carol Tilkian.
Sobre o filme
O convite
(The Invite, dir. Olivia Wilde, 2026, Estados Unidos, 107 min, 16 anos)
O casamento de Joe (Seth Rogen) e Angela (Olivia Wilde) está por um fio. Quando eles convidam o enigmático casal de vizinhos do andar de cima para um jantar, interpretados por Penélope Cruz e Edward Norton, a noite toma um rumo inesperado e tudo pode acontecer.
Sobre os convidados
Daniela Garuti é psicóloga pela USP e membro filiado da SBPSP. Escritora e roteirista há mais de 15 anos, escreveu diversas séries de ficção e talk shows. Atualmente escreve o Papo de Segunda, programa de debates no GNT, e o Café Filosófico, da TV Cultura.
Carol Tilkian é psicanalista, pesquisadora de relacionamentos e colunista semanal da Folha de S.Paulo e da Rádio CBN. É fundadora e apresentadora do podcast e canal Amores Possíveis. Especialista em temas como relações interpessoais, afeto, amor, comportamento e conexões humanas, Carol é considerada um dos maiores nomes do país para falar de relacionamentos em todas as esferas pessoais. Também foi curadora e apresentadora do Café Filosófico CPFL, da TV Cultura.
“O convite” por Luciana Saddi
“O convite”, dirigido por Olivia Wilde, acompanha dois casais reunidos para um jantar. Situação explorada por inúmeros filmes, o encontro adquire aqui contornos eróticos e suscita questões sobre sexualidade e casamento. Embora toda a ação se passe praticamente dentro de um apartamento, a narrativa produz um curioso movimento de abertura: o espaço se amplia à medida que a paisagem dos afetos se desvela. Desejo, inveja, ressentimento, curiosidade e dor entram em circulação numa trama intensa, conduzida com segurança pela diretora.
Angela (Olivia Wilde) e Joe (Seth Rogen) vivem uma relação marcada pelo desgaste, pela irritação e pela perda de vitalidade. Ela tenta controlar, organizar e agradar; ele parece deprimido, mal-humorado e sem brilho. Quando os vizinhos Piña (Penélope Cruz) e Hawk (Edward Norton) entram em cena, algo se altera. Eles parecem perceber justamente aquilo que Angela e Joe procuram esconder de si mesmos e, pouco a pouco, fazem emergir desejos e verdades que permaneciam encobertos.
O filme brinca com a possibilidade de uma troca de casais, mas desloca essa ideia para outro plano: mais do que uma troca de corpos e de prazer, o que se troca são verdades. A trama percorre temas como hipocrisia social, conexão amorosa e sexual, luto, desejo e a possibilidade de revelar aquilo que jazia submerso. Para isso, recorre à comédia e à rapidez dos diálogos cortantes, fazendo oscilar continuamente constrangimento, humor e tensão erótica. Talvez o convite mais interessante do filme não seja o de transgredir os limites do casamento e da monogamia, mas o de reencontrar no outro aquilo que a familiaridade, a mágoa e o tempo fizeram desaparecer de vista.




