O fantástico mundo de Blaze
Ciclo de Cinema e Psicanálise
20.08
TER
19h
Data
20.08
Horário
19h
Ingressos
Gratuito (um ingresso por pessoa, retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares)
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme contemporâneo no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Na edição de agosto, o programa exibe o longa-metragem “O fantástico mundo de Blaze”. O filme australiano estreou no Tribeca Festival, em Nova York, e recebeu cinco indicações ao AACTA Awards, mais importante premiação de cinema da Austrália.
Após a sessão, será realizada uma conversa com a psicanalista Norma Lottenberg e o jornalista Thiago Stivaletti.
Sobre o filme
O fantástico mundo de Blaze
(Blaze, dir. Del Kathryn Barton, Austrália, 2022, 101 min, 16 anos)
Uma jovem testemunha, por acaso, um violento crime. Após o choque inicial, ela inicia uma batalha interna para racionalizar e assimilar o que vivenciou. Com a ajuda de sua imaginação, a garota busca uma reconfiguração das marcas desse episódio.
Sobre os convidados
Norma Lottenberg Semer é psicóloga formada pela USP. É membro efetivo e docente da SBPSP, psicanalista de crianças e adolescentes, doutora em Saúde Mental e ex-professora da Unifesp. É coordenadora do Curso Introdutório de Psicanálise da Infância e Adolescência (CINAPSIA) e membro da atual Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP.
Thiago Stivaletti é jornalista, crítico de cinema e roteirista de TV. Esteve nas redações de Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Editora Abril, UOL e do portal Filme B – especializado no mercado audiovisual. Por oito anos, cobriu o Festival de Cannes para o UOL e trabalhou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Na televisão, foi roteirista de programas como Vídeo Show e Se Joga, da TV Globo. Com Flávia Guerra, criou o podcast semanal “Plano Geral”, sobre cinema, TV e streaming, disponível nas plataformas digitais.
Sobre a mediadora
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.