MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ciclo de Cinema e Psicanálise | Tre Piani

A edição de junho exibe o longa-metragem “Tre Piani”, seguido de um debate com a psicanalista Maria Luiza Salomão e o jornalista Luiz Rivoiro, mediados por Luciana Saddi.

Data

07/06/2022

Horários

19h

Ingresso

Gratuito, disponível na bilheteria do museu uma hora antes da sessão.

Classificação: 14 anos 

A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme do Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

A edição de junho apresenta o longa-metragem “Tre Piani”. Dirigido por Nanni Moretti, a produção italiana esteve na lista de filmes selecionados do Festival de Cannes em 2021 e apresenta os dramas de três famílias que vivem em mesmo prédio, em Roma. As histórias dos moradores se entrelaçam e expõem loucura, sofrimentos e obsessões. O debate, mediado por Luciana Saddi, conta com a presença da psicanalista Maria Luiza Salomão e do jornalista Luiz Rivoiro

Sobre o filme
Tre Piani

(dir. Nanni Moretti, Itália/França, 2021, 119 min, 14 anos)
O filme conta a história de três famílias que vivem em três apartamentos em um mesmo condomínio burguês e como suas vidas acabam se cruzando. O filho de um estimado juiz, Andréa (Alessandro Sperduti), mata um pedestre ao tentar evitar bater em Monica (Alba Rohrwacher), que no momento estava em trabalho de parto e desesperada para ir ao hospital. Andréa acaba batendo o carro na sala de Lucio (Riccardo Scamarcio), um pai que logo enfrentará um problema legal quando sua filha some sob os cuidados de um vizinho idoso. Cada habitante desse condomínio em Roma, com o passar dos anos, tem suas vidas transformadas, a narrativa amadurece, as pessoas crescem e a paz e o perdão podem ressurgir nessas relações. 

Sobre os debatedores
Maria Luiza Salomão
é membro efetivo da SBPSP e mediadora de leitura desde 2015, trabalho voluntário na Biblioteca Pública Municipal de Franca, no Projeto Degustação Literária. Membro da Academia Francana de Letras. Docente dos cursos promovidos pela Diretoria Regional (SBPSP) e integrante da Comissão Científica da Diretoria Regional (SBPSP). 

Luiz Rivoiro, jornalista com 30 anos de experiência, trabalhou como editor na Folha de S.Paulo por 14 anos, foi editor de Cultura e de Entrevistas da revista Playboy, na editora Abril, e editor-chefe do Metro Jornal, veículo do grupo Bandeirantes em parceria com a Metro Internacional. Atualmente, colabora com a Folha no desenvolvimento e execução de projetos especiais 
 
Sobre a mediadora

Luciana Saddi é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUCSP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. 

Governo do Estado de SP