MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ciclo de Cinema e Psicanálise | Um filho

Na edição de março, o Ciclo de Cinema e Psicanálise debate a produção “Um filho”

Data

14/03/2023

Horários

19h

Ingresso

Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 

Classificação indicativa: 16 anos 

A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme do Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

Na edição de março, o Ciclo de Cinema e Psicanálise debate a produção “Um filho”, escrita e dirigida pelo ganhador do Oscar de Roteiro Adaptado em 2021 Florian Zeller. O filme é adaptado da peça homônima que compõe uma trilogia escrita por Zeller para o teatro. Essa edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise é uma parceria com a Diamond Films para a pré-estreia do filme que chega aos cinemas no dia 23 de março. Após a sessão, acontece um debate mediado pela psicanalista Luciana Saddi e com as presenças da psicanalista Leda Spessoto e do escritor e roteirista Antonio Prata. 

Sobre o filme
Um filho
 
(dir. Florian Zeller, França/ Reino Unido, 2022, 123 min, 14 anos) 
A vida agitada de Peter (Hugh Jackman) com a nova parceira Beth (Vanessa Kirby) e o bebê do casal é abalada quando seu filho adolescente, Nicholas (Zen McGranth) aparece. Anos após o divórcio de seus pais, Nicholas sente que não pode mais viver com a mãe, Kate (Laura Dern), e vai morar com seu pai e Beth. O jovem está ausente da escola há meses e é distante e revoltado. Enquanto faz malabarismos com o trabalho, o bebê e uma oferta de emprego dos sonhos, Peter se esforça para cuidar de Nicholas como gostaria que seu próprio pai, interpretado por Anthony Hopkins, tivesse cuidado dele. Ao buscar o passado para corrigir seus erros, ele enfrentará desafios para se conectar com seu filho. 

Sobre os debatedores
Leda Spessoto
é analista didata da SBPSP, psiquiatra infantil e de adultos. Foi professora do departamento de psiquiatria da faculdade de ciências médicas da Santa Casa/SP. Coordena seminários sobre teoria e técnica para abordagem do suicídio no Instituto da SBPSP. 

Antonio Prata nasceu em São Paulo, em 1977. É escritor e roteirista e tem catorze livros publicados, entre crônicas, contos e infantis. Em 2013, foi selecionado pela revista Granta como um dos 20 melhores escritores brasileiros com menos de 40 anos. Escreve crônicas aos domingos no jornal Folha de S.Paulo e trabalha como roteirista na Rede Globo, onde participou da equipe das novelas “Bang Bang” (2006), “Avenida Brasil” (2012) e “A regra do jogo” (2015), e das séries “Os experientes” (2016, prêmio APCA de melhor série e finalista do Emmy Internacional), “Sob pressão” (2017/2018, vencedor do APCA de melhor série) e “Pais de primeira” (2018, vencedor do prêmio ABRA de melhor roteiro de série cômica). Atualmente escreve a série “Encantado’s”, com Chico Mattoso, Renata Andrade e Thais Pontes, que estrou em 2022 no Globoplay e passará na Globo a partir de 2 de maio. 

Sobre a mediadora
Luciana Saddi
é psicanalista e escritora. É membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. 

Governo do Estado de SP