MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ciclo de Cinema e Psicanálise | Vice

Novo programa mensal do MIS traça paralelos entre o cinema e a psicanálise.

Data

22/05/2019

Horários

Quarta, às19h

Ingresso

Gratuito. Ingressos distribuídos uma hora antes na Recepção MIS  

Classificação indicativa: 14 anos

No dia 22 de maio, o MIS realiza o Ciclo de Cinema e Psicanálise com exibição do filme Vice, de Adam McKay. O programa é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e apoio da Folha de S.Paulo. A sessão, que tem entrada gratuita e acontece no Auditório MIS (172 lugares), será seguida de debate com o psicanalista convidado Júlio Hirschhorn Gheller e da jornalista Luciana Coelho. A diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, Luciana Saddi, mediará a conversa.

VICE (Vice, 2018, dir. Adam McKay, EUA, 134”, biografia/drama, digital) O filme acompanha a ascensão de Dick Cheney (Christian Bale), ao se tornar o homem mais poderoso do mundo. Vice-presidente de George W. Bush (Sam Rockwell), ele remodelou os Estados Unidos e o mundo, gerando mudanças que permanecem até os dias de hoje.

Sobre o Ciclo de Cinema e Psicanálise

A cada edição o ciclo traz um filme em longa-metragem (ficcional ou documental) seguido de debate com um jornalista e um psicanalista convidado. Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. A temporada 2019 está dividida em cinco temas, exibindo dois filmes de cada, sendo eles: Sexualidade, Violência, Poder, Religião e Infância.

O ciclo pretende discutir, à luz da Psicanálise, algumas questões suscitadas por obras do cinema moderno e contemporâneo, e proporcionar também formas transdisciplinares de compreensão. O tema, que norteia os debates e a seleção dos filmes, surgiu a partir do ensaio O mal-estar na civilização (1929), escrito por Freud. Neste, o psicanalista afirmava que o progresso civilizatório e tecnológico cobrava elevado preço do indivíduo. Exigia renunciar à agressividade e à sexualidade – como esforço necessário ao desenvolvimento civilizador. Por consequência, o homem se tornava refém do sentimento de culpa inconsciente e de constante mal-estar, ambos impeditivos da fruição da felicidade.

Sobre os convidados:

Luciana Coelho é editora do Núcleo de Cidades e colunista de séries da Folha de S. Paulo. Também pelo jornal, foi editora de Mundo, editora-adjunta de Mercado e correspondente em Nova York, Genebra e Washington. É formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP).

Júlio Hirschhorn Gheller é médico pela faculdade de Medicina da USP; Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Psicanalista, membro efetivo e analista didata da SBPSP.

PRÉ-INSCRIÇÃO E CERTIFICADO
A SBPSP fornecerá um certificado de participação, para isso é necessário fazer a pré-inscrição. A Sociedade garante o certificado aos participantes desde que o inscrito informe na recepção do MIS que fez a inscrição e que seu nome conste na lista, mas não garante o ingresso para a sessão. Para que o participante garanta a presença, é necessário chegar uma hora antes da sessão para a retirada dos ingressos, pois a distribuição está sujeita à lotação da sala. Faça a pré-inscrição aqui

Governo do Estado de SP