Ciclo de Cinema e Psicanálise
Zona de interesse
20.02
TER
19h
Data
20.02
Horário
19h
Ingressos
Gratuito
Retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS
Local
Auditório MIS
Classificação indicativa: 14 anos
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme no Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Em parceria com a Diamond Films, a primeira edição de 2024 do Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta o premiado filme “Zona de Interesse”. Dirigido por Jonathan Glazer, o longa-metragem está em cartaz nas salas de cinema. A produção ganhou o prêmio do júri na última edição do Festival de Cannes e foi indicada a cinco categorias do Oscar 2024, incluindo Melhor Filme. Após a sessão, haverá um debate com a psicanalista Luciana Saddi e com o jornalista Moises Rabinovici. Nesta edição, a mediação da conversa fica por conta da psicanalista Raya Angel Zonana.
Sobre o filme
Zona de interesse
(dir. Jonathan Glazer, EUA/Polônia/Reino Unido/Irlanda do Norte, 2023, 105 min, 14 anos)
O comandante de Auschwitz Rudolf Höss e sua esposa Hedwig se esforçam para construir a vida dos sonhos para sua família em uma casa com jardim ao lado do campo.
Sobre os debatedores
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.
Moises Rabinovici é cofundador do Jornal da Tarde, correspondente em Israel e nos EUA para o grupo Estado, correspondente na França para a revista Época, editor-chefe do portal da Agência Estado, diretor do jornal Diário do Comércio e comentarista internacional da TV Bandeirantes. Autor do livro “Escritos com a pele” e coautor do livro “Jerusalém”.
Sobre a mediadora
Raya Angel Zonana é médica psiquiatra pela Faculdade de Medicina da USP, psicanalista, membro efetivo e docente pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. É editora-chefe de Calibán, Revista Latino-Americana de Psicanálise (2017/2022). Representante pela América Latina do Comitê de Preconceito, Discriminação e Racismo da Associação Psicanalítica Internacional.