Data
03/05/2018 a 05/05/2018
Horários
quinta a sábado confira os detalhes da exibição de cada filme
Ingresso
Gratuito
a
Entre os dias 3 e 5 de maio, o MIS recebe o Ciclo de Oro de Cinema Mexicano. A mostra, que conta com o apoio do Consulado Geral do México em São Paulo, é composta por quatro longas e um debate, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na recepção do museu, uma hora antes do início de cada sessão.
A geração do cinema mexicano, conhecida como “Cine de Oro”, entre as décadas de 1930 e 1950, é considerada a época em que o México produziu alguns de seus melhores filmes no século XX, dominando o mercado latino-americano de fala espanhola. A geração abarcou diversos gêneros cinematográficos e reproduziu o padrão de acabamento dos filmes de Hollywood, graças ao alto nível artístico e técnico dos seus quadros locais e estrangeiros. Isto pode ser comprovado por estes títulos proporcionados pela Cinemateca Nacional do México, com legendas em português.
03.05 | QUINTA
19h30 – Enamorada/Enamorada (Dir. Emilio Fernández, México, 1946, 99, Livre, Blu-ray)
Sinopse: Durante a revolução no México, as tropas zapatistas do general José Juan Reyes tomam a tranquila cidade de Cholula. Enquanto confisca os bens dos mais ricos, Reyes acaba conhecendo e se apaixonando pela rica Beatriz Peñafiel, filha do homem mais notável da cidade. O desprezo inicial sentido por Beatriz dá lugar, após algum tempo, à profunda curiosidade e ao amor.
04.05 | SEXTA
19h – Macario/Macario (Dir. Roberto Gavaldón, México, 1959, 91, Livre, Blu-ray)
O pobre mendigo Macario procura apenas uma refeição no Dias dos Mortos. Depois de comer um pernil preparado por sua mulher, ele confronta três aparições: o Demônio, Deus e a Morte.
05.05 | SÁBADO
14h – Na palma de tua mão/En la Palma de tu Mano (Dir. Roberto Gavaldón, México, 1951, 90, 14 anos, Blu-ray)
Sinopse: Jaime Karin (Arturo Córdova) é um astrólogo, cartomante e artista que usa sua esposa que trabalha em um salão de beleza como fonte de informações para descobrir a vida dos seus futuros clientes ricos. Através dela, ele descobre que Vittorio Romano morreu após descobrir da infidelidade da esposa. Karin se aproxima da mulher e descobre que ela matou o marido junto com o amante. Agora, ela diz estar apaixonada por Karin e pede ajuda para eles se livrarem do seu amante.
16h – Mesa de debate (com participação de Danilo Cymrot e Adriana Barbosa)
A mesa de debate sobre o ciclo de ouro do cinema mexicano apresenta um histórico pessoal de dois especialistas em cinema mexicano, Adriana Barbosa e Danilo Cymrot, e suas relações com a produção artística deste país. Além disso, o debate conta com a apresentação da temática artística e suas contribuições culturais, na ocasião também são apresentados breves históricos e observações sobre os filmes exibidos na mostra.
Adriana Barbosa (1987) é uma cineasta Mexicana/Brasileira, vive em São Paulo e faz parte do Coletivo Cinefusão onde atua como roteirista, diretora e produtora.
Danilo Cymrot é doutor e mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da USP. Pesquisador em Ciências Humanas e Sociais no Centro de Pesquisa e Formação do SESC de São Paulo, onde é curador dos cursos de cinema.
17h – Santa entre demônios/Salón México (Dir. Emilio Fernández, México, 1948, 95", 16 anos, Blu-ray)
Sinopse: Mercedes (Marga Lopez) é uma dançarina que trabalha no grande cabaré Salón México. A garota usa o dinheiro para pagar o colégio interno que a irmã, Beatriz (Silvia Derbes) mais nova frequenta. Mercedes participa de um concurso de dança e é premiada. Assim, ela se volta contra seu gigolô, que sempre a explorou.