MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#Cineciência | Abril

Suspense com Elijah Wood e John Hurt, "Enigmas de um crime", integra a edição de abril do projeto, que acontece no dia 2, domingo. Após a sessão, o público participa de um debate com o professor Thomas A. S. Haddad.

Data

02/04/2017

Horários

domingo, às 16h

INGRESSO retirada 1h antes na Recepção MIS

CLASSIFICAÇÃO livre

Em abril, o #Cineciência do MIS exibe Enigmas de um crime seguido por debate com o professor Thomas A. S. Haddad. A sessão acontece no domingo, dia 2, às 16h, com entrada gratuita – basta retirar o ingresso com 1h de antecedência na bilheteria.

Sobre o filme
Enigmas de um crime (The Oxford Murders, 2013, EUA, dir. Alex de La Iglesia) é um filme de suspense policial baseado no romance premiado de mesmo nome do escritor argentino Guillermo Martínez. A história, ambientada na cidade de Oxford, desenrola uma trama de suspense e assassinato no estilo dos clássicos romances policiais que popularizaram Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. A adaptação é dirigida pelo espanhol Álex de la Iglesia, e estrelada por Elijah Wood e John Hurt. Na trama, um ambicioso estudante estadunidense (Wood) se muda para Inglaterra para estudar na Universidade de Oxford. Ele acaba mergulhando de cabeça nas investigações de uma série de crimes ligados a símbolos matemáticos. Para parar a série de crimes, ele contará com a ajuda de um renomado professor de lógica da universidade (Hurt), que usa métodos de investigação baseados nos livros de Arthur Conan Doyle.

Sobre o debatedor
Thomas A. S. Haddad possui doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2004), e estágio de pós-doutorado no Grupo de História Cultural das Ciências, no Instituto de História do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (IH/CSIC), em Madri, Espanha. É professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), na área de história das ciências, atuando na graduação e orientando projetos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. Foi professor dessa área no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP. Atualmente é editor da Revista Brasileira de História da Ciência e membro do conselho do Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade (LabCiTe) do Departamento de História da FFLCH/USP. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2012-2014) e conselheiro regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2009-2011). Suas pesquisas se concentram na história das ciências no século XVII, com destaque para a mobilização de práticas cosmográficas e astronômicas nos impérios ibéricos e em contextos missionários.

Mediação de José Luiz Goldfarb: coordenador do projeto #Redemis, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Governo do Estado de SP