MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

#CineCiência | Cidadão Kane

Clássico será exibido no dia 10, domingo, às 15h. Após a sessão, que tem entrada gratuita, acontece um bate-papo com o público que aborda o atual debate sobre a pós-verdade.

Data

10/12/2017

Horários

domingo, às 15h

Mensalmente, o #Cineciência do MIS apresenta um filme acompanhado por bate-papo com especialistas na área – que abordam a interface entre o cinema e a ciência. Aproveitando o debate atual sobre a “pós-verdade” a edição de dezembro recupera o clássico Cidadão Kane. A sessão será seguida de um debate com Pollyana Ferrari, professora da PUC-SP especialista em jornalismo on-line, e mediado por José Luiz Goldfarb, curador do #Cineciência.

Cidadão Kane/Citizen Kane (Dir. Orson Welles, EUA, 1941, 120min) é, supostamente, baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson (William Alland) recebe o encargo de investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o significado de sua última palavra (Rosebud). Entrevistando pessoas ligadas a Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia.

DEBATEDORA: Pollyana Ferrari Teixeira é doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2007). É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-SP (1991). É professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na PUC-SP é também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e em Multimeios. Autora dos livros Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016), Jornalismo Digital (Contexto, 2010), Hipertexto Hipermídia (Contexto, 2007), A força da mídia social (2ª ed., Estação das Letras, 2014) e No tempo das telas (Estação das Letras, 2014). Líder no grupo de pesquisa Comunidata (http://comunidata.org/index.php/quem-somos/), ligado a PUC-SP, que tem como foco o estudo da comunicação de/entre dados.

MEDIADOR: José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. É também Assessor Geral da Presidência da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo e diretor do KKL Brasil. É membro do conselho deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo, cinema, e elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais, e gestão de presença em redes sociais. 

Projeto Mistura | Paca Polaca
O público do MIS conta com mais um atrativo além de sua programação habitual: o museu recebe chefs de cozinha na área externa ao longo do verão. Intitulada Projeto Mistura, a iniciativa é realizada em parceria com Checho Gonzales, curador do evento, e tem início com Clarice Reichstul, da Paca Polaca, especializada em comida polonesa. Confira o cardápio em:bit.ly/2AWQRDk

Governo do Estado de SP