Data
01/10/2017
Horários
domingo, às 16h
A edição de outubro do #Cineciência do MIS traz sessão do clássico "Luzes da cidade", longa de Charles Chaplin, seguida por debate com o público. O projeto do Museu apresenta, mensalmente, um filme acompanhado por bate-papo com especialistas na área – que abordam a interface entre o cinema e a ciência.
Após a exibição, a autora Flávia Muniz comenta com os participantes sobre o longa e ainda lança o seu livro Charles Chaplin – um tesouro em preto e branco, ilustrado por Adriana Alves e editado pela FTD Educação. O debate será mediado pelo coordenador da #REDEMIS, José Luiz Goldfarb.
Sobre o filme
Luzes da Cidade (City Lights, EUA, 1931, dir. Chalie Chaplin) é um filme mudo de comédia romântica estrelado, escrito e dirigido por Charlie Chaplin. O enredo gira em torno do Vagabundo, novamente sem dinheiro e sem onde morar, e de uma jovem e pobre florista cega pela qual ele se apaixona. A garota o confunde com um milionário e, para não desapontá-la, o vagabundo finge ser rico. Posteriormente, ele impede um milionário bêbado de suicidar-se e, devido ao seu ato heróico, tornam-se grandes amigos, mas sempre quando o milionário fica sóbrio ele não se lembra mais do vagabundo nem do que ocorreu enquanto estava bêbado.
Sobre o livro
A autora Flávia Muniz reconta o enredo do filme Luzes da Cidade de forma emocionante ao usar como mote a história de uma menina que adora ir ao cinema com o pai.A partir dessa relação, ela conhece mais sobre a sétima arte. Em uma das sessões, descobre Carlitos, um dos personagens mais marcantes da telona. O filme de Charles Chaplin (1889-1977) que encanta a menina, Luzes da cidade, narra o amor de Carlitos por uma florista cega.
O leitor não só descobrirá a beleza desse enredo como conhecerá curiosidades da vida e a filmografia de Charles Chaplin, uma vez que o livro contémtextos informativos, glossário de termos técnicos do cinema, além de uma linha do tempo que localiza a época e as obras do cineasta. O título conta ainda com delicadas ilustrações de Adriana Alves.
Sobre a debatedora
Flávia Muniz é escritora de literatura para crianças e jovens. Formada em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional pela PUC de São Paulo, tem obras selecionadas pela FAE e pelo PNBE, três indicações ao prêmio Jabuti e recebeu, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, o prêmio de Melhor Livro Juvenil em 1991.
Mediação: José Luiz Goldfarb (coordenador da #REDEMIS)