Negação
CineCiência
24.11
DOM
16H
Data
24.11
Horário
16h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
LABMIS (66 lugares)
Classificação
12 anos
O CineCiência é o programa mensal do MIS que traz debates sobre filmes com temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
Em novembro, a programação do CineCiência traz o filme “Negação”, trazendo um debate que abordará a onda de antissemitismo nos dias atuais. O convidado é o diretor de opinião do jornal O Estado de São Paulo, Marcos Guterman.
Sobre o filme
Negação
(dir. Mick Jackson, EUA, 2016, 110 min, 12 anos)
Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz) é uma conceituada pesquisadora que, em seu livro, ataca veementemente o historiador David Irving (Timothy Spall), que prega que o Holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos desse tipo, é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo, ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Sobre o convidado
Marcos Guterman é doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e mestre e bacharel m História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e jornalista profissional desde 1989. Trabalhou por 15 anos na Folha de S. Paulo. Desde 2006, está no jornal O Estado de S. Paulo, onde editou o website e a Primeira Página, e desde 2012 é editorialista. Obteve três Prêmios Folha de Jornalismo, na categoria Edição. É professor de Jornalismo Político e Econômico na Faculdade Cásper Líbero. Foi professor de História Contemporânea na PUC-SP. É membro da Rede Internacional de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (Refat). É especialista em regimes totalitários, com ênfase em nazismo, além do regime militar brasileiro e da construção de identidade nacional. É autor dos livros “Memória e Holocausto” (2020), “Nazistas entre nós” (2016) e “O futebol explica o Brasil” (2009), todos pela Editora Contexto. Venceu o Prêmio Jabuti de Literatura de 2017 com o livro “Nazistas entre nós”, que ficou em segundo lugar entre os três laureados na categoria Reportagem.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.