Data
01/12/2019
Horários
Domingo, às 16h
Ingresso
Gratuito | Retirada 1h antes na recepção MIS
Mensalmente o #CineCiência do MIS aborda a interface entre o cinema e a ciência a partir da exibição de um filme acompanhado por bate-papo com especialistas na área. Em dezembro, o projeto traz o clássico alemão Nosferatu (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, dir. F. W. Murnau, 1922), seguido de debate com Laura Trachtenberg Hauser, com mediação de José Luiz Goldfarb.
A edição acontece no dia 1º de dezembro, às 16h, com entrada gratuita. Para participar, é necessário retirar o ingresso 1h antes do evento na recepção do MIS.
Nosferatu (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, dir. F. W. Murnau, 1922, 94 min, 12 anos)
O longa conta a história de Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário que viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico, cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, na Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.
Sobre a debatedora | Laura Trachtenberg Hauser
Graduada em história pela Universidade Panthéon-Sorbonne, possui um mestrado em Mediação cultural pela Universidade Sorbonne-Nouvelle. Seus principais estudos discorrem sobre os diversos conceitos ou discursos relativos ao que definimos como cultura e seu impacto social através das políticas e instituições culturais no Brasil e na França. Atuando em meio à organização e coordenação de diversos projetos culturais, obteve experiências marcantes como, por exemplo, a assistência à coordenação do setor das Atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris (2015), a coordenação local da Festa Literária de Paraty (2014) e a pesquisa para a apostila de formação para os mediadores da exposição Genesis, de Sebastião Salgado (2013). Foi assessora política do consulado de Israel em São Paulo.
Mediação: José Luiz Goldfarb (curador do #CineCiência)